Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Os jovens socialistas que querem derrubar Seguro

Apesar da unidade anunciada em Coimbra, há um grupo de socialistas insatisfeitos com actual direcção de António José Seguro e que, por isso, já começou a preparar um assalto à liderança. Conhecidos por ‘jovens turcos’, este grupo é acarinhado pelo histórico do PS, Mário Soares, revela a edição desta segunda-feira do jornal i.

Os jovens socialistas que querem derrubar Seguro
Notícias ao Minuto

08:19 - 19/02/13 por Notícias Ao Minuto

Política PS

Coimbra não afastou os ‘opositores’ de António José Seguro. O jornal i conta hoje que há um novo grupo de insatisfeitos que, apesar de não se reunir no sótão como aconteceu no início dos anos 80 na casa de António Guterres contra o líder socialista Mário Soares, já começou a preparar um assalto à liderança.

São conhecidos por ‘jovens turcos’ e, por enquanto, o seu ataque é mais no conteúdo do que na forma, dado que ainda estão a acertar pormenores sobre como vão avançar com a sua liderança alternativa, sendo que, acrescenta o i, está fora de questão que dali saia um candidato a líder neste momento.

Assim sendo, restam duas hipóteses a este grupo de jovens socialistas: avançar com uma moção sectorial ao congresso do PS de 26, 27 e 28 de Abril; ou, apresentar um documento conjunto.

Dos ‘jovens turcos’ fazem parte Pedro Nuno Santos (ex-líder da Juventude Socialista e antigo vice-presidente da bancada parlamentar do PS), João Tiago Silveira (antigo secretário de Estado da Justiça e da Presidência), Pedro Delgado Alves (ex-líder da JS), Duarte Cordeiro (antigo líder da JS), Ana Catarina Mendes (deputada e ex-vice presidente da bancada parlamentar), Sérgio Sousa Pinto (antigo deputado no Parlamento Europeu), e João Galamba (deputado e coordenador do PS na Comissão de Orçamento e Finanças).

Estes socialistas, revela o i, são acarinhados pelo histórico Mário Soares, que curiosamente foi 'vítima' da pressão de um grupo semelhante, do qual acabaram por sair três líderes do PS: Vítor Constâncio, Jorge Sampaio e António Guterres.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório