Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 19º

Proposta do PS sobre Segurança Social é “radical e perigosa”

A deputada do CDS-PP defende a proposta da coligação sobre a Segurança Social e acusa a do PS de ser "radical e perigosa".

Proposta do PS sobre Segurança Social é “radical e perigosa”
Notícias ao Minuto

13:08 - 01/08/15 por Notícias Ao Minuto

Política Cecília Meireles

Cecília Meireles falou à comunicação social para explicar quais as grandes diferenças dos programas da coligação e do Partido Socialista em relação à Segurança Social, revelando que a proposta de PSD e CDS-PP pensa no futuro, ao contrário da proposta apresentada pelo partido liderado por António Costa.

A proposta da coligação “é orientada para o futuro e a do PS, pelo contrário, abrange todos os trabalhadores atuais”, assim a dirigente centrista revela que PSD e CDS “dão prioridade a gerações mais novas”, mostrando que para a Segurança Social está “sempre prevista a permanência num sistema público”. Contrariamente, “a proposta do PS força qualquer trabalhador que queira proteger a sua pensão futura a recorrer a um seguro privado, porque não há nenhuma hipótese de manter os seus descontos no sistema público”, explica.

Por outro lado, enquanto a sugestão da coligação “é voluntária” e se aplica “apenas a partir de um determinado limite de rendimentos”, Cecília Meireles revela que “a proposta do PS é obrigatória e aplica-se igualmente a todos os rendimentos, estejamos a falar de pessoas que ganham 500€ ou 5.000€, a que corresponderão as pensões equivalentes”.

A deputada do CDS descreve a proposta da coligação como “sensata, moderada, orientada para o futuro”, tentando contribuir para a “sustentabilidade da segurança social”, e por outro lado, crê que a proposta do PS é “radical e perigosa”, principalmente porque “não explica onde vai buscar os cerca de nove mil milhões de euros que retira nos próximos anos à Segurança Social”, tal como também “não explica como vão ser pagas ao longo deste anos as pensões”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório