Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Alterações propostas por PSD, PS e CDS incluídas no relatório final

Os grupos parlamentares de PSD, PS e CDS-PP não vão apresentar propostas formais de alteração ao relatório final da comissão de inquérito BES/GES porque, dizem fontes das bancadas, as suas sugestões foram já incorporadas pelo deputado relator.

Alterações propostas por PSD, PS e CDS incluídas no relatório final
Notícias ao Minuto

19:19 - 24/04/15 por Lusa

Política Inquérito BES

"O grupo parlamentar do PSD reuniu com o relator e vai prescindir da apresentação de alterações já que as suas sugestões serão integradas no corpo do relatório", indicou fonte parlamentar social-democrata à agência Lusa.

O PS, declarou à Lusa o deputado coordenador na comissão de inquérito, Pedro Nuno Santos, "já tinha elogiado" o relatório preliminar do deputado relator Pedro Saraiva (PSD) e enalteceu a abertura para integrar as sugestões dos socialistas.

"Não temos nenhuma vontade de reivindicar o que foi alterado ou não pelo PS. Houve abertura para isso [integrar propostas de alteração] e ficamos satisfeitos", vincou o deputado.

O CDS-PP também não apresentará propostas autonomamente, indicou fonte centrista, ao contrário do Bloco de Esquerda (BE) e Partido Comunista Português (PCP), que entre quinta-feira e hoje apresentaram em conferência de imprensa no parlamento as várias alterações e adendas que pretendem ver espelhadas no texto.

A versão final do relatório terá de estar fechada na próxima quarta-feira.

A comissão foi proposta pelo PCP - e aprovada por unanimidade dos partidos - e teve a primeira audição a 17 de novembro do ano passado, tendo sido escutadas dezenas de personalidades, entre membros da família Espírito Santo, gestores das empresas do grupo, reguladores, supervisores, auditores e agentes políticos, entre outros.

O objetivo do trabalho dos parlamentares é "apurar as práticas da anterior gestão do BES, o papel dos auditores externos e as relações entre o BES e o conjunto de entidades integrantes do universo do GES, designadamente os métodos e veículos utilizados pelo BES para financiar essas entidades".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório