Portugal é chamado este domingo às urnas, mais uma vez, este ano. Nestas eleições, são decididos os representantes de 308 câmaras, 308 assembleias municipais e assembleias de 3.221 freguesias.
Outras 37 freguesias vão escolher o executivo em plenários de cidadãos, por terem menos de 150 votantes.
Ao todo, são mais de 9 milhões de eleitores que estão inscritos para votar nas eleições autárquicas de 2025 e que podem decidir a cor da sua autarquia.
Desde 1976, quando aconteceram as primeiras eleições em democracia, a liderança de 27 concelhos permaneceu imutável: 12 para o PSD, nove para o PS e seis para o PCP.
Atualmente, os socialistas detêm o maior número de câmaras municipais, com 149, seguidos pelo PSD com 114. A CDU tem 19, o CDS-PP conta com seis câmaras e outras 20 pertencem a candidaturas independentes.
Destaques
- há 1 hora
- há 1 hora
- há 1 hora
Em direto
Portuenses "vão fazer uma escolha tranquila", diz Pizarro após votar
Carolina Pereira Soares há 25 minutos
Manuel Pizarro, candidato pelo PS à autarquia do Porto, mostrou-se confiante de que as pessoas "vão fazer uma escolha tranquila" nestas eleições autárquicas, e que, por isso, se vão mobilizar para ir às urnas.
"As pessoas do Porto amam a sua cidade e seguramente têm uma palavra a dizer sobre o futuro da cidade", considerou. "E olhe, ninguém se pode desculpar que está um tempo mau para votar: está um tempo fantástico", acrescentou ainda o candidato.
Pizarro disse ainda que a campanha foi "muito animadora" e que "permitiu estabelecer diferenças" entre os candidatos à Câmara Municipal do Porto, o que deixa o socialista com uma visão positiva sobre a afluência às urnas este ano.
Carlos César vota nos Açores e avisa que "é preciso que haja eleições"
Carolina Pereira Soares há 41 minutos
O presidente do PS, Carlos César, votou esta manhã em Ponta Delgada, nos Açores, apelando, à semelhança de outros líderes partidárias, a que os portugueses se dirijam às urnas e depositem o seu voto.
"É nas juntas, nas câmaras municipais que se decide muito do que é imediato e do que as pessoas mais sentem
O socialista considerou também que as "eleições trazem-nos sempre um aviso: que é preciso que haja sempre eleições". Carlos César disse que, ao exercer o seu direito de voto, os cidadãos devem também ter em consciência de que é preciso "assegurar o regimento democrático, multipartidário, que permite que as pessoas tenham opções diferenciadas, que sejam livres de exprimirem a sua opinião". Esse, defende, é o verdadeiro significado do ato eleitoral.
Paulo Raimundo votou na Moita. "Não há motivos para ondas de indecisão"
Carolina Pereira Soares há 1 hora
O secretário-geral do PCP votou em Alhos Vedros, na Moita, iniciando as suas declarações aos jornalistas por agradecer a todos os que possibilitam que as urnas se mantenham abertas para que os portugueses possam votar.
Questionado sobre como acha que vai ser a taxa de abstenção este ano, Paulo Raimundo mostra-se despreocupado dizendo que "no fim, logo se vê", sem tecer comentários sobre quais serão os resultados finais. "Acho que vamos ter um mapa autárquico correspondente à vontade das pessoas", atira.
O comunista disse ainda que "não há grandes motivos para haver grandes ondas de indecisão", tendo em conta que as autárquicas se destacam por serem "muito no terreno" perto das populações.
Votação está a decorrer com normalidade, assegura a CNE
Lusa há 1 hora
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) disse hoje que a votação das eleições autárquicas para escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos "está a decorrer com normalidade".
"[Houve] algumas situações muito pontuais de falta de membros nas mesas mas que ficaram resolvidas antes da abertura das mesas. Até agora [09h00] não temos registo de nenhum problema na abertura das mesas de voto", disse fonte oficial da CNE.
Leia mais aqui.
"O PS voltou". José Luís Carneiro votou no Porto
Carolina Pereira Soares há 1 hora
José Luís Carneiro, secretário-geral do PS, também já votou para estas eleições autárquicas, seguindo, de perto, o primeiro-ministro.
O líder socialista considerou que este voto é uma das "mais importantes escolhas que fazemos para a nossa vida coletiva", realçando que é a nível local que muitos dos problemas dos cidadãos são resolvidos, nomeadamente, a nível da habitação e educação.
"Quero apelar a todos os portugueses que votem, que escolham os seus eleitos locais" porque é "com eles que poderemos contribuir para desenvolver o nosso país."
Em declarações aos jornalistas, José Luís Carneiro disse ainda, taxativamente, que o "PS voltou".
"Depois da hecatombe que tivemos há três meses [...] com toda a humildade, senti que houve um reencontro do partido que eu represento e tenho a honra e o privilégio de representar com as portuguesas e os portugueses", afirmou, referindo-se ao apoio que sentiu nas ruas durante a campanha para as autárquicas.
Primeiro-ministro já votou: "Dia importante para a nossa democracia"
Carolina Pereira Soares há 1 hora
Após exercer o seu direito de voto, o primeiro-ministro apelou ao voto dos portugueses neste dia de eleições autárquicas, considerando que é "um dia muito importante para a nossa democracia".
"O futuro do pais, a prosperidade do pais e o sucesso do pais também depende muito desta escolha", considerou. "O meu desejo é que para além de correr com toda a tranquilidade e normalidade o nível de participação possa também ser elevado.
Montenegro acaba de chegar à assembleia de voto em Espinho
Carolina Pereira Soares há 1 hora
O primeiro-ministro e presidente do PSD já chegou à assembleia de voto de Espinho onde vai exercer o seu direito de voto. Chegou acompanhado pela mulher e fez questão de cumprimentar os membros da mesa um a um.
Onde voto? Quando? E para o quê? Um guia para a ida às urnas este domingo
Carolina Pereira Soares há 1 hora
São hoje eleitos os representantes autárquicos para as câmaras e assembleias municipais e de freguesia de todo o país. As urnas abrem às 8h00 e fecham às 19h00. Para votar, deve levar consigo um documento que sirva como identificação.
Saiba tudo o que é preciso para este dia de eleições aqui.
"Provocação barata e infantil": Cartaz do PSD tapa 'outdoor' do Chega
Carolina Pereira Soares há 2 horas
A Distrital do Chega de Coimbra “repudia veementemente a postura lamentável da candidatura do Partido Social Democrata nas Autárquicas 2025”, lê-se numa nota de repudia enviada este domingo às redações.
No comunicado, o partido relata que o PSD, “de forma deliberada e prepotente” colocou um 'outdoor' seu em frente a outro do Chega, “previamente instalado”. A situação terá acontecido em Oliveira do Hospital, Coimbra.
“Este ato não é apenas uma provocação barata e infantil — é revelador do desespero de um partido que há muito perdeu a ligação à população e que, perante o avanço firme e determinado do CHEGA, opta por recorrer a manobras de bastidores e atitudes mesquinhas para tentar travar o inevitável: o fim do clientelismo”, considerou o partido.
Pode ver a imagem abaixo.
© Chega
Abstenção tem estado acima dos 40%, há quatro anos foi a segunda maior
Lusa há 2 horas
A taxa de abstenção em eleições autárquicas tem estado acima dos 40% desde 2009 e há quatro anos registou-se a segunda mais alta percentagem, 46,35%, um pouco abaixo do valor recorde de 47,4% atingido em 2013.
E os candidatos a Lisboa e Porto?
Lusa há 2 horas
A maioria dos candidatos à presidência da Câmara de Lisboa pretende votar pela manhã e passar o dia de eleições em família, reunindo-se ao fim da tarde com os apoiantes para aguardar os resultados.
O candidato da coligação PSD/CDS-PP/IL, Carlos Moedas, vai votar por volta das 11h00, no Liceu Pedro Nunes, na freguesia de Campo de Ourique, e vai passar o "domingo em família". Já a socialista e líder da coligação PS/Livre/BE/PAN, Alexandra Leitão, disse apenas que conta votar às 11h30 na Escola Secundária do Restelo.
Também os cabeças de lista à Câmara do Porto vão votar logo de manhã, quase todos no próprio concelho, e depois dedicam o dia à família, em busca do tempo perdido após duas semanas de campanha eleitoral. O mais madrugador é o ex-autarca Nuno Cardoso (NC/PPM), que votou há pouco na Escola Básica Paulo da Gama, em Lordelo do Ouro.
O candidato do Partido Socialista, Manuel Pizarro, vota pelas 10h00 na Escola Básica Maria Lamas, na freguesia de Ramalde, e pouco depois, às 11h30, Pedro Duarte (PSD/CDS-PP/IL) desloca-se à Escola Leonardo Coimbra, em Lordelo do Ouro, para deixar o seu voto.
Líderes partidários, Marcelo e Aguiar-Branco votam até ao meio-dia
Lusa há 2 horas
As principais figuras do Estado e os líderes partidários já revelaram a que horas se vão dirigir às urnas (e onde). Fique a par:
Mais de 9,3 milhões de eleitores chamados hoje às urnas
Lusa há 2 horas
Mais de 9,3 milhões de eleitores estão hoje inscritos para votar nas eleições que vão escolher os presidentes das 308 câmaras, além das assembleias municipais e das assembleias de freguesia para os próximos quatro anos.
De acordo com a administração eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI), existem 9.303.840 eleitores inscritos para as autárquicas, dos quais mais de 41 mil são cidadãos estrangeiros (18.319 da União Europeia e 22.799 provenientes de fora da União Europeia).
O que está em jogo? Que muda? Tudo o que precisa saber sobre autárquicas
Lusa há 2 horas
São estes os dados mais recentes a ter em conta nestas eleições:
Mesas de voto abriram às 08h00 no continente e na Madeira
Lusa há 2 horas
As mesas de voto das eleições autárquicas abriram hoje às 08h00 no continente e na Madeira para a escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos.
As urnas vão estar abertas até às 19h00. Nos Açores, abrem e fecham 60 minutos depois das mesas do continente e da Madeira, devido à diferença horária de menos uma hora.
Início de acompanhamento
Carolina Pereira Soares há 2 horas
Bom dia!
Começamos agora o acompanhamento AO MINUTO das eleições autárquicas.