Procurar

Candidatos à Câmara do Porto votam de manhã e repõem tempo de família

Os cabeças de lista à Câmara do Porto vão hoje votar logo de manhã, quase todos no próprio concelho, e depois dedicam o dia à família, em busca do tempo perdido após duas semanas de campanha eleitoral.

Candidatos à Câmara do Porto votam de manhã e repõem tempo de família

© Zed Jameson/Anadolu via Getty Images

Lusa
12/10/2025 06:44 ‧ há 5 horas por Lusa

O mais madrugador é o ex-autarca Nuno Cardoso (NC/PPM), que pretende deixar o voto em urna na Escola Básica Paulo da Gama, em Lordelo do Ouro, pelas 08h00, passando o dia em família até às 18h00, quando se dirigirá para a sede de campanha, na Alameda das Antas.

 

Entre as 09h00 e as 10h00, Diana Ferreira (CDU) vai votar, na Escola Secundária Rodrigues de Freitas, no Centro Histórico, seguindo-se um dia em família até às 19h30, quando se deslocar à sede do partido, na Avenida da Boavista, para acompanhar os resultados eleitorais.

Também pelas 09h00 votará Luís Tinoco Azevedo (PLS), na Escola Básica do Bom Sucesso, na Boavista, e depois vai passar o dia com os filhos, entre "ver desenhos animados e jogar futebol", seguindo-se um piquenique e uma caminhada até às 19h00, quando segue para o restaurante Avenida para acompanhar os resultados eleitorais.

O candidato do Partido Socialista, Manuel Pizarro, vota pelas 10h00 na Escola Básica Maria Lamas, na freguesia de Ramalde, e não destoa das obrigações familiares, antes de seguir para a sede de campanha, na Praça Mouzinho de Albuquerque, isto é, na Rotunda da Boavista.

Já o cabeça de lista do Livre, Hélder Sousa, vota pela 11h00 na Escola Básica das Condominhas, na União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos. "Almoçar bem e dormir uma bela sesta" são os planos para passar o resto do domingo.

À mesma hora, o independente Filipe Araújo será o segundo cabeça de lista a votar na Escola Rodrigues de Freitas, passando depois a tarde em família. A sede de campanha é na Rua de Faria Guimarães.

Pouco depois, às 11h30, Pedro Duarte (PSD/CDS-PP/IL) desloca-se à Escola Leonardo Coimbra, em Lordelo do Ouro, para deixar o seu voto, passando o dia com a família, até uma noite em que estará próximo da Câmara do Porto, com sede na Avenida dos Aliados.

Esta é a mesma escola em que vota Miguel Corte-Real (Chega), que o fará pelas 10h00, seguindo para o Hotel Turim, nas traseiras da Câmara do Porto, para acompanhar os resultados depois do convívio familiar.

Também pelas 10h00, Sérgio Aires (BE) exerce o direito de voto na Junta de Freguesia de Campanhã, tendo o Bloco de Esquerda sede de campanha, para a noite eleitoral, na Galeria Geraldes, na Rua de Santo Ildefonso.

Entre as exceções aos votos no Porto está Guilherme Alexandre Jorge, do Volt, que votará ao final da manhã na Junta de Freguesia de Milheirós, na Maia, seguindo-se a reposição de planos que foi obrigado "a cancelar por causa da agenda de campanha", junto da família e namorada.

Frederico Duarte Carvalho (ADN) vai a Lisboa votar, no Complexo Desportivo do Casal Vistoso, pelas 09h00, regressando depois ao Porto, embora tenha a sede de campanha em Vila Nova de Gaia.

A candidata do Partido Trabalhista Português (PTP), Maria Amélia Costa, vota no Porto, não querendo especificar onde ou quando, nem como passará o dia.

Concorrem à Câmara do Porto Manuel Pizarro (PS), Diana Ferreira (CDU - coligação PCP/PEV), Nuno Cardoso (Porto Primeiro - coligação NC/PPM), Pedro Duarte (coligação PSD/CDS-PP/IL), Sérgio Aires (BE), o atual vice-presidente Filipe Araújo (Fazer à Porto - independente), Guilherme Alexandre Jorge (Volt), Hélder Sousa (Livre), Miguel Corte-Real (Chega), Frederico Duarte Carvalho (ADN), Maria Amélia Costa (PTP) e Luís Tinoco Azevedo (PLS).

O atual executivo é composto por uma maioria de seis eleitos do movimento de Rui Moreira e uma vereadora independente, sendo os restantes dois eleitos do PS, dois do PSD, um da CDU e um do BE.

Leia Também: Portugal vai hoje a votos. Saiba o que está em causa e o que muda

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10