"Arroz, salmão e uns legumes frescos". Foram estes os 'ingredientes' usados por José Luís Carneiro, secretário-geral do Partido Socialista (PS), numa mensagem publicada este domingo, na rede social X, onde, 'sem espinhas', deixou farpas ao Governo de Luís Montenegro. "Está na hora de cozinhar a sério", escreveu.
"Hoje, no primeiro dia de férias, fiz o almoço. Arroz, salmão e uns legumes frescos. Nada de especial, mas soube bem. Usei ingredientes simples, ideias claras e um pouco de bom senso. Como devia ser também na política", começou por escrever o socialista, numa publicação nas redes sociais, acompanhada pela fotografia de um prato com salmão, arroz de ervilhas com tomate e uma salada.
"Dizem que governar é complicado. É verdade", prosseguiu Carneiro, salientando que "torna-se ainda mais difícil quando se tenta cozinhar para todos sem saber sequer o que está na cozinha."
"Enquanto o primeiro-ministro continua a servir o menu do costume, nós mostramos que há outra forma: com trabalho, com autenticidade e sem truques de cozinha", vincou ainda o secretário-geral socialista, concluindo: "Portugal está farto de pratos bonitos e vazios. Está na hora de cozinhar a sério."
Hoje, no primeiro dia de férias, fiz o almoço. Arroz, salmão e uns legumes frescos. Nada de especial, mas soube bem. Usei ingredientes simples, ideias claras e um pouco de bom senso. Como devia ser também na política. Dizem que governar é complicado. É verdade.(1/. pic.twitter.com/MaA0Ikjmzr
— José Luís Carneiro (@jl_carneiro) August 3, 2025
Quem já reagiu à publicação (com humor) foi Rui Rocha, antigo líder da Iniciativa Liberal e atual candidato à Câmara Municipal de Braga. "Let him cook" ["Deixem-no cozinhar", em tradução livre], publicou esta segunda-feira, também no X.
Let him cook! https://t.co/RPGJrdCiHR
— Rui Rocha (@ruirochaliberal) August 4, 2025
Leia Também: Incêndios? "Era bom termos mecanismos de apoio aéreo da União Europeia"