A candidata pelo Partido Socialista (PS) à Câmara Municipal de Lisboa, Alexandra Leitão, criticou o plano de expansão do aeroporto de Lisboa até ao limite máximo de 45 movimentos por hora entregue pela ANA Aeroportos ao Governo, notando que irá castigar a cidade "que já vive uma situação insustentável de ruído e poluição".
"Os movimentos no Aeroporto Humberto Delgado vão mesmo aumentar para 45 voos por hora, castigando uma cidade que já vive uma situação insustentável de ruído e poluição, com impactos graves na saúde e na qualidade de vida", escreveu a socialista, esta quarta-feira, na rede social X (antigo Twitter).
E questionou: "Carlos Moedas vai sair do seu silêncio ensurdecedor para defender quem vive em Lisboa?"
Em causa está o Plano de Expansão do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, que resulta da decisão do Governo de reforçar a capacidade da Portela, até à entrada em operação do Aeroporto Luís de Camões, no Campo de Tiro de Alcochete, "a qual se prevê que aconteça em cerca de dez anos".
Este plano "inclui todos os investimentos necessários para expandir a capacidade declarada do Aeroporto Humberto Delgado até ao limite máximo de 45 movimentos por hora".
Os movimentos no Aeroporto Humberto Delgado vão mesmo aumentar para 45 voos por hora, castigando uma cidade que já vive uma situação insustentável de ruído e poluição, com impactos graves na saúde e na qualidade de vida. @Moedas vai sair do seu silêncio ensurdecedor para defender…
— Alexandra Leitão (@Alexandrarfl) August 6, 2025
Leia Também: Estudo de viabilidade da alta velocidade de Trás-os-Montes? "Prioridade"