Nas sete eleições legislativas em Portugal registadas desde 2005, o PSD obteve a maioria de deputados eleitos nestes dois círculos, até 2019.
Em 2005, dos quatro deputados eleitos por estas duas regiões, o PS e o PSD conseguiram um deputado cada pela Europa e o PSD dois por Fora da Europa, repetindo-se estes resultados nos sufrágios de 2009, 2011 e 2015.
Em 2019, ano em que o universo de inscritos aumentou substancialmente devido à alteração da lei do recenseamento eleitoral, o PS e o PSD conseguiram um deputado cada por cada círculo (Europa e Fora da Europa).
O cenário mudou em 2022, quando o PS conseguiu dois deputados pela Europa, enquanto por Fora da Europa o PS e o PSD obtiveram um deputado cada.
A mudança ainda foi maior em 2024, quando o Chega obteve um deputado por cada círculo. O PS conseguiu um mandato pela Europa e a Aliança Democrática (AD) outro por Fora da Europa.
Para as legislativas de 18 de maio os portugueses voltam a escolher quatro deputados para estes dois círculos, aos quais concorrem 36 candidaturas -- 18 para a Europa e 18 para Fora da Europa.
A AD escolheu o atual ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Ferreira Fernandes, para cabeça de lista pela Europa, tendo como número dois Carlos Alberto Gonçalves, enquanto o atual secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, é o cabeça de lista da AD (coligação PSD/CDS) para Fora da Europa.
O PS aposta na conselheira das comunidades Maria Emília Ribeiro para cabeça de lista pela Europa, deixando assim de fora o "veterano" Paulo Pisco, enquanto Vitor Silva encabeça a lista dos socialistas para Fora da Europa.
Entre os 18 partidos que apresentam candidatos ao círculo da Europa, o Chega -- que nas eleições anteriores elegeu José Dias Fernandes -- volta a apresentar o mesmo candidato, o BE escolheu Maria Teresa Soares e a CDU Joana de Abreu Carvalho. A IL optou por Ana Luísa Flora Moura e o Livre por Ana Mafalda Bernardino.
Pelo círculo Fora da Europa, o Chega insiste em Manuel Magno Alves como cabeça de lista, o BE escolheu Ana Isabel da Silva, a CDU Ana Isabel Oliveira, a IL Christian Hohn e o Livre Samuel Semedo.
Leia Também: Sondagens? AD à frente e sem empate técnico com PS