Procurar

Partidos aplaudem deputados e embaixadora ucraniana na AR. PCP recusou

Uma delegação composta por parlamentares ucranianos, que fazem parte do Grupo de Amizade Portugal-Ucrânia, e a embaixadora da Ucrânia em Lisboa estiveram presentes na Assembleia da República.

Partidos aplaudem deputados e embaixadora ucraniana na AR. PCP recusou Vídeo

© ARTV/Reprodução

Notícias ao Minuto com Lusa
19/03/2025 21:25 ‧ há 6 meses por Notícias ao Minuto com Lusa

Todos os partidos com assento parlamentar aplaudiram, esta quarta-feira, um grupo de deputados ucranianos e a embaixadora da Ucrânia em Portugal, Maryna Mykhaylenko, durante o debate preparatório do Conselho Europeu na Assembleia da República. A única exceção foi o Partido Comunista Português (PCP).

 

Uma delegação composta por parlamentares ucranianos, que fazem parte do Grupo de Amizade Portugal-Ucrânia, e a embaixadora da Ucrânia em Lisboa estiveram presentes no hemiciclo durante a parte inicial do debate.

Após a primeira intervenção do primeiro-ministro, Luís Montenegro, o presidente da Mesa em exercício, Rodrigo Saraiva, deu conta da presença dos políticos e da embaixadora ucraniana, o que fez com que os vários partidos os aplaudissem de pé, com exceção do PCP.

O incidente, que pode ver no vídeo acima, aconteceu depois de Luís Montenegro ter considerado que o "cessar-fogo parcial" na Ucrânia, acordado entre os presidentes dos Estados Unidos e da Rússia, "é um primeiro sinal positivo".

"Não há dúvida também que há um consenso muito alargado no seio da União de que um processo de paz para a Ucrânia e para este conflito tem de envolver a Ucrânia, tem de envolver a União Europeia, para poder compaginar uma paz justa e duradoura no respeito pela soberania da Ucrânia e no respeito pela aplicação do direito internacional", defendeu ainda.

Este foi o último dia de trabalhos parlamentares da XVI Legislatura, que tomou posse em 26 de março de 2024, visto que a Assembleia da República será formalmente dissolvida na quinta-feira, de acordo com o gabinete do presidente da Assembleia da República. 

Leia Também: Ucrânia e Gaza no centro do último debate de Montenegro no Parlamento

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10