Meteorologia

  • 16 JULHO 2024
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 26º

Francisco César é candidato único à liderança do PS/Açores

O deputado na Assembleia da República Francisco César é o único candidato à liderança do PS/Açores nas eleições agendadas para os dias 28 e 29 de junho, foi hoje anunciado.

Francisco César é candidato único à liderança do PS/Açores
Notícias ao Minuto

10:46 - 14/06/24 por Lusa

Política PS/Açores

Os socialistas açorianos vão eleger um novo líder depois de Vasco Cordeiro, presidente do PS/Açores desde 2013, ter anunciado que não se vai recandidatar ao cargo.

Numa nota à imprensa, o PS/Açores refere que, "terminado o prazo regulamentar para apresentação de candidaturas à liderança do partido", a única candidatura entregue foi a de Francisco César, com o lema "Um Novo Futuro".

"Após análise, pelo presidente da Comissão Regional de Jurisdição, Fernando Cordeiro, a candidatura foi considerada válida e admitida", acrescenta.

Segundo a nota, as eleições para a liderança do PS/Açores ocorrem nos dias 28 e 29 de junho e o XIX Congresso realiza-se entre os dias 27 e 29 de setembro, na ilha de São Miguel.

A candidatura de Francisco César adiantou na quinta-feira em comunicado que, naquele dia, o socialista formalizou a corrida à liderança do partido açoriano "com declarações de propositura de mais de 400 militantes".

"Na entrega da sua moção, Francisco César destacou a importância de construir 'Um Novo Futuro' para o PS Açores, assente em três pilares 'fundamentais': Educação para todos, transparência e liberdade, forte componente no fomento económico", lê-se.

No documento, o candidato defende para a região "um novo modelo económico, diversificado, aberto e sustentável", que agregue os fatores diferenciadores e "aposte na criação de valor nos setores tradicionais, como agricultura, pescas e turismo, e nas novas economias do mar, do digital, da descarbonização e da transição energética".

Francisco César também sublinha a importância da dignidade humana e da justiça social: "Somos o partido que acredita que a comunidade em que nos inserimos só será plena quando houver verdadeira dignidade para com o ser humano: dignidade no acesso ao trabalho, no rendimento, na velhice, na habitação e na saúde.

A apresentação oficial da moção de orientação global do socialista, intitulada "Um Novo Futuro", está marcada para sábado, às 18:30 locais (19:30 em Lisboa), no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.

Francisco César, 45 anos, formado em Economia, é deputado e vice-presidente da bancada do PS na Assembleia da República, sendo ainda membro dos secretariados nacional e regional do partido.

O socialista já foi deputado e líder da bancada do PS na Assembleia Regional dos Açores.

Leia Também: PS/Açores quer ouvir Governo sobre "descalabro operacional" no grupo SATA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório