Meteorologia

  • 14 JUNHO 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 26º

PS "teve um resultado fraco" na Madeira e JPP "capitalizou" com isso

Alexandra Leitão admite que os resultados das eleições regionais ficaram aquém do que os socialistas ambicionavam. Contudo, também não descarta a possibilidade de, se o PSD avançar para um governo minoritário na Madeira, "não durar muito tempo".

PS "teve um resultado fraco" na Madeira e JPP "capitalizou" com isso
Notícias ao Minuto

09:09 - 27/05/24 por Notícias ao Minuto

Política Alexandra Leitão

A líder parlamentar do Partido Socialista (PS) admite que o partido teve um "resultado fraco" nas eleições regionais da Madeira e que quem mais capitalizou com esta descida foi o Juntos pelo Povo (JPP), que passou de cinco para nove deputados, numa análise política feita no domingo na CNN Portugal, no espaço de comentário que partilha com José Pacheco Pereira e Paulo Macedo.

"É obviamente um resultado fraco para o PS mas a verdade é que temos um partido muito específico – JPP – que não tem nenhuma matriz ideológica vincada e é quem mais capitaliza com a descida do PS, uma vez que subiu de cinco para nove deputados, de 11% para quase 17% ", defende.

Alexandra Leitão reconhece a vitória do PSD, mas teme que o arquipélago volte a ir a eleições em breve. "Na Madeira como em qualquer democracia, é ao partido que ganha que compete encontrar soluções e, portanto, antes de mais, é ao PSD que compete encontrar soluções. Também é verdade que não podemos descartar a possibilidade de, sendo um governo minoritário, não durar muito tempo", salienta, realçando a "enorme fragmentação" que se tem sentido ao longo das últimas eleições.

"Registou-se uma enorme fragmentação, o que tem sido uma realidade nas últimas eleições. Nos Açores, na Madeira, a nível nacional. Aqui uma vitória clara do PSD, mas muito mais curta do que todas as que teve até agora na Madeira. Não esquecer que o PSD governa a Madeira desde o início da democracia, desde 76, e que esta fragmentação vai criar um problema da governabilidade, sobretudo, se tivermos em conta que é preciso aprovar o programa", prevê.

Recorde-se que o PSD venceu ontem as eleições regionais da Madeira mas sem maioria. Segue-se o PS e JPP, a terceira força política na região. De notar que o Bloco de Esquerda (BE) e a CDU deixaram de ter representação na Assembleia Legislativa.

Leia Também: Do PSD "vencedor" ao adeus à CDU e ao BE. A noite eleitoral na Madeira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório