Meteorologia

  • 14 JUNHO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 26º

Cotrim diz que Bugalho é um candidato "precocemente envelhecido"

O cabeça-de-lista da Iniciativa Liberal (IL) às Europeias, João Cotrim de Figueiredo, disse hoje que o seu homólogo da Aliança Democrática, Sebastião Bugalho, é um candidato "precocemente envelhecido" e "incapaz de resistir à máquina do PSD".

Cotrim diz que Bugalho é um candidato "precocemente envelhecido"
Notícias ao Minuto

17:29 - 25/05/24 por Lusa

Política Iniciativa Liberal

Num almoço com perto de uma centena de militantes em Braga, Cotrim acrescentou que Bugalho é um candidato que considera preso ao PSD e "sem grandes ideias".

"Volta comentador Sebastião Bugalho, aquele que nos habituámos a ver como assertivo, lúcido, fluente, solto e agora se transformou num candidato preso, precocemente envelhecido, incapaz de resistir à máquina do PSD, sem grandes ideias", instou.

O candidato liberal perguntou como é que o "comentador Bugalho" classificaria a "defesa tímida da liberdade de expressão" e avaliaria "alguém que numa parte do manifesto diz que não quer mais impostos europeus e noutra diz que quer emitir diferentes bonds e outrs formas de dívida mutualizada".

"Volta comentador Bugalho, porque o candidato Bugalho não nos convence", reiterou.

Em relação à candidata do PS, Cotrim de Figueiredo deixou o apelo: "Marta, debata".

"Se tem ideias, coisa de que ainda há dúvidas, se tem capacidade para as defender, coisa de que ainda há dúvidas, debata, apareça, tenha essa coragem", desafiou.

Para Cotrim de Figueiredo, o PS, "do que se tem visto, não tem qualquer visão para a Europa que não seja fazer na Europa o que faz em Portugal, que é uma dependência de fundos europeus e de mecanismos europeus para fazer o que é da responsabilidade dos governos nacionais".

Ao candidato do Chega, Cotrim apelou a que "apareça, pelo menos nos cartazes".

À candidata do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, apelidou de "euro-sonsa", num meio termo entre eurocética e eurocínica.

Por fim, ao candidato da CDU, João OIiveira, pediu que se assuma, seja em relação à saída do euro, à saída da União Europeia e à guerra na Ucrânia.

Para Cotrim de Figueiredo, os candidatos opositores fartam-se de falhar "golos de baliza aberta", o que dá "enorme confiança" num bom resultado da Iniciativa Liberal nas eleições de 09 de junho.

Voltou a manifestar preocupação com a abstenção, considerando que "a principal batalha" nesta campanha é mobilizar os eleitores para irem às urnas.

Na sessão, interveio também o presidente da IL, Rui Rocha, que apontou baterias para o Governo, dizendo que o executivo de Luís Montenegro emite "sinais preocupantes", nomeadamente em termos de fiscalidade.

"Dantes, a idade era um posto. Agora, com o Governo da Aliança Democrática, a idade é um imposto", referiu.

Rui Rocha aludiu, concretamente, aos portugueses que estão entre os 36 e os 66 anos.

"Que mal fizeram estas gerações ao país?", perguntou.

Leia Também: IL congratula-se com audição de Costa mas não o quer no Conselho Europeu

Recomendados para si

;
Campo obrigatório