Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 19º

Santos Silva saúda civismo e visita do Papa na JMJ, mas BE e IL abstêm-se

O parlamento aprovou hoje, com as abstenções do BE e IL, um voto em que se "enaltece" a dimensão cívica dos jovens que participaram na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e a visita do Papa Francisco a Portugal.

Santos Silva saúda civismo e visita do Papa na JMJ, mas BE e IL abstêm-se
Notícias ao Minuto

14:26 - 15/09/23 por Lusa

Política JMJ

"Entre os dias 1 e 6 de agosto, Portugal acolheu a JMJ Lisboa 2023, que juntou, em todo o país, centenas de milhares de jovens de todo o mundo numa iniciativa que, além da sua dimensão religiosa, tem uma também evidente e salutar dimensão cívica, patente nas temáticas da paz, tolerância e inclusão que dominaram a semana da jornada", salienta-se no voto proposto pelo presidente da Assembleia da República.

De acordo com Augusto Santos Silva, "dada a complexidade que um evento da magnitude da JMJ representa, desde logo, para a sociedade que o acolhe, para as suas infraestruturas e sistemas de segurança, de saúde ou de mobilidade, é de destacar a tranquilidade com que decorreu, permitindo que os muitos milhares de estrangeiros se tenham podido sentir em casa" em Portugal.

"A jornada foi, também, ocasião para a visita apostólica de Sua Santidade, o Papa Francisco, que uma vez mais provou ser um líder firme e inspirador, designadamente na intransigência na defesa da justiça social, dentro e fora da Igreja", acrescenta-se.

A JMJ, que decorreu na primeira semana de agosto e que foi presidida pelo Papa Francisco, teve a participação de cerca de 1,5 milhões de pessoas nos vários eventos que decorreram no Parque Eduardo VII, na zona de Belém, e no Parque Tejo, em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures, segundo a organização.

A Jornada Mundial da Juventude, cuja próxima edição decorrerá em 2027 em Seul, é considerada o maior acontecimento da Igreja Católica.

Leia Também: Organização da JMJ e empresa doam água e shampoos à Liga dos Bombeiros

Recomendados para si

;
Campo obrigatório