Meteorologia

  • 12 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 22º

Montenegro agradece aos professores "que precisam de ser valorizados"

O líder do PSD assinalou o regresso às aulas.

Montenegro agradece aos professores "que precisam de ser valorizados"
Notícias ao Minuto

11:59 - 12/09/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Política PSD

Luís Montenegro assinalou, na manhã desta terça-feira, o regresso às aulas em Portugal.

"No arranque do ano letivo, uma palavra de incentivo aos alunos que começam uma nova fase da sua vida. Um agradecimento aos professores que diariamente com trabalho ajudam a formar uma geração, e que precisam de ser valorizados e respeitados. E aos pais, uma palavra de esperança", pode ler-se numa mensagem deixada na rede social X (antigo Twitter). 

O ano letivo 2023/2024 arranca a partir de hoje para cerca de 1,3 milhões de alunos do 1.º ao 12.º ano, mas muitos não terão ainda todas as disciplinas por faltarem professores nas escolas.

As escolas têm a partir de hoje e até sexta-feira para dar oficialmente início ao ano letivo, mas a escassez de professores volta a assombrar o regresso às aulas, ao deixar milhares de alunos sem docente a pelo menos uma disciplina. 
 
No final da semana passada, mesmo depois de terem sido colocados quase três mil docentes, as escolas tinham ainda cerca de 1.300 horários vazios e, na segunda-feira, a Federação Nacional dos Professores (Fenprof) falava em mais de 100 mil alunos sem professor.

A falta de professores afeta sobretudo as escolas das regiões do Algarve e Lisboa e Vale do Tejo, mas também algumas disciplinas em particular, como Português, Matemática ou Informática.

O problema é reconhecido pelo ministro da Educação que, no ano passado, alargou os requisitos para a contratação de professores sem profissionalização e admitiu, durante o fim de semana, estar a trabalhar em medidas para apoiar os docentes deslocados.

Leia Também: "Maior proximidade". GNR vai a 5 mil escolas deixar números de telemóvel

Recomendados para si

;
Campo obrigatório