Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 9º MÁX 17º

Soluções de governabilidade? "Espanha está claramente entalada"

O comentador destacou, na SIC Notícias, aquilo que considerou ser a "única hipótese do PSOE e do Sumar" para conseguirem ser governo.

Soluções de governabilidade? "Espanha está claramente entalada"
Notícias ao Minuto

09:45 - 26/07/23 por Notícias ao Minuto

Política José Miguel Júdice

O comentador da SIC Notícias, José Miguel Júdice, considerou na noite de terça-feira que “Espanha está claramente entalada” no que toca a soluções de governabilidade, numa altura em que prosseguem as negociações encetadas pelos dois partidos mais votados - o PP (Partido Popular) de Alberto Núñez Feijóo e o PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol) de Pedro Sánchez -, que tentam ainda angariar apoios.

Na ótica do comentador, a "única hipótese do PSOE e do Sumar, para serem governo, é se os três partidos independentistas - o EH Bildu, o Junts e a Esquerda Republicana - votarem favoravelmente o Governo". Isto caso, considerando os lugares no Congresso ainda por contabilizar "em Girona e em Madrid" devido às votações no estrangeiro, o PP consiga ainda "tirar um [deputado] aos Junts e outro ao PSOE".

E fez, a seguir, uma ressalva: "Se ele [PP] não conseguir, então, bastará que dois votem a favor e um se abstenha".

Sobre a sua afirmação de que "Espanha está claramente entalada", Júdice disse que isso se deve a "duas coisas de que a esmagadora maioria dos espanhóis, em maior ou em menor grau, preferiam que não existisse".

E elaborou o raciocínio: "Por um lado, o Vox, por outro lado, os partidos independentistas da Catalunha e do País Basco. Estas duas realidades, que apesar de tudo são marginais, mas a verdade é que [...] quem tem o poder na mão são os partidos independentistas em Espanha".

Em jeito de análise aos resultados eleitorais, o comentador apontou ainda que a Esquerda Republicana, Oriol Junqueras, "perdeu metade dos votos" face ao anterior escrutínio "porque muito independentistas foram votar no PSOE para com isso, evitarem que a Direita ganhasse".

Sobre as declarações do líder da Esquerda Republicana, na sequência da divulgação das conclusões das eleições, Júdice lembrou que Junqueras disse ao PSOE que "ou escolhem o Vox, ou escolhem a Catalunha, ou seja, a independência da Catalunha".

Por sua vez, lembrou ainda o comentador, o Junts da Catalunha "veio agora exigir um referendo" de autodeterminação na região e a "amnistia" do ex-líder catalão Carles Puigdemont - destacando ainda que "não vão exigir menos do que no passado".

Leia Também: PSOE diz a separatistas que respeita Constituição também na Catalunha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório