Meteorologia

  • 09 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Estado da Nação? "Costa ganhou. Modelo favorece primeiros-ministros"

Luís Marques Mendes considerou, no entanto, que "António Costa tem mérito na retórica".

Estado da Nação? "Costa ganhou. Modelo favorece primeiros-ministros"

O social-democrata Luís Marques Mendes considerou que o primeiro-ministro, António Costa, "ganhou o debate parlamentar" sobre o Estado da Nação, que decorreu na passada quinta-feira, uma vez que "este modelo de debates favorece muito quem é primeiro-ministro".

"Do ponto de vista da retórica política parlamentar, o primeiro-ministro ganhou", referiu Marques Mendes, no seu habitual espaço de comentário na SIC, no domingo, acrescentando que tal "não surpreende".

"Nestes debates, os primeiros-ministros ganham sempre. Passos Coelho ganhava os debates do Estado da Nação, mesmo numa altura difícil de austeridade. José Sócrates ganhava os debates do Estado da Nação", exemplificou. 

Luís Marques Mendes considerou que "este modelo favorece muito os primeiros-ministros", não só António Costa, "mas quem for primeiro-ministro".

"O primeiro-ministro abre logo, seja ele qual for, com uma intervenção de 30 a 35 minutos e a primeira deputada a interpelá-lo tem seis minutos. É uma desproporção enorme", elucidou. 

No entanto, Marques Mendes reconheceu que "António Costa tem mérito na retórica". "Nessa parte, ele é quase imbatível.  Mas não tenhamos ilusões: a retórica parlamentar cada vez diz menos às pessoas", afirmou, acrescentando que a retórica do primeiro-ministro "não muda o Estado da Nação".

Remodelação no Governo?

Luís Marques Mendes afirmou que "António Costa é o seguro de vida do Governo" e que "o resto é um conjunto de ministros muito fraquinhos" e lembrou uma sondagem da semana passada que revela que "três quartos dos portugueses querem uma remodelação" do Executivo.

No entanto, acredita que a remodelação "não vai ser agora", mas que acontecerá "mais dia menos dia": ou no final do ano, após o debate do Orçamento do Estado, ou após as eleições europeias de 2024.

Leia Também: "País está melhor?". Montenegro acusa Costa de estar a "viver na lua"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório