Elvira Fortunato falava no Encontro Ciência 2023, dedicado ao tema "Ciência e Oceano para além do horizonte", promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, que decorre na Universidade de Aveiro.
"Este Encontro é já uma marca do PS porque foi lançado pelo então ministro Mariano Gago e teve um interregno quando o PS não esteve no poder", afirmou.
A ministra realçou o facto de, na edição deste ano, o encontro se realizar pela primeira vez fora de Lisboa: "ao descentralizar estamos a democratizar e a fazer uma Ciência mais próxima de todos os investigadores, uma Ciência de todos e para todos".
A ministra referiu a adesão verificada ao Encontro Ciência 2023, com mais de três mil inscritos, a realização de 36 sessões e a apresentação de 800 pósteres.
Sobre o tema do Encontro, Elvira Fortunato destacou a importância da Ciência para a proteção e valorização dos oceanos: "os oceanos estão a atravessar grandes transformações, com as alterações climáticas, a que não podemos ficar indiferentes, e cabe à Ciência, em conjunto com o tecido empresarial, encontrar formas de exploração dos oceanos mais inovadoras e menos poluentes".
A ministra falou também das condições em que é feita a investigação, referindo que aumentou em nove por cento o investimento nacional em Ciência e afirmando que tem vindo a ser feito um esforço para garantir a estabilidade das comunidades académicas e para o reconhecimento da Ciência que é feita no país.
Leia Também: Investigadores criam site para apoiar projetos de energia comunitária