Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 26º

Previsões da CE são "espelho de um país bem governado". "Oposição falhou"

Além de ter exaltado a governação de António Costa, Eurico Brilhante Dias não deixou de lançar farpas à oposição, e em particular ao líder do Partido Social Democrata, Luís Montenegro, que, "até hoje, não comentou uma única vez os resultados da economia portuguesa no primeiro trimestre deste ano".

Previsões da CE são "espelho de um país bem governado". "Oposição falhou"
Notícias ao Minuto

15:55 - 15/05/23 por Daniela Filipe

Política Governo

O líder parlamentar do Partido Socialista (PS), Eurico Brilhante Dias, destacou, esta segunda-feira, que "a oposição ao Governo falhou todas as previsões", face às projeções de crescimento económico divulgadas hoje pela Comissão Europeia, que colocam Portugal no terceiro lugar dos países da zona euro com a maior taxa de crescimento em 2023.

"Em toda a linha, a oposição ao Governo do PS falhou todas as previsões, e não é por acaso que o doutor Luís Montenegro, tão célere a responder e a comentar eventos da vida política portuguesa, até hoje não comentou uma única vez os resultados da economia portuguesa no primeiro trimestre deste ano, assim como, até agora, ainda não comentou as previsões da Comissão Europeia, porque evidentemente são o espelho de um país bem governado e no caminho certo", salientou, em declarações aos jornalistas, a partir da Assembleia da República.

O socialista prosseguiu, dando conta de que as perspetivas para 2023 apresentadas pela Comissão Europeia "duplicam o crescimento económico previsto, com crescimento também do emprego, das exportações, com uma diminuição do défice e da dívida, numa perspetiva em que os salários e as pensões vão aumentar", aliado a "menos impostos sob o trabalho, menos IRS".

Nessa linha, o país traçou "um caminho que fez com que Portugal esteja entre os três estados membros da zona euro com mais crescimento em 2023".

"Sublinho, Portugal no top 3 do crescimento económico, depois de, em 2022, ter sido um dos países com crescimento económico mais robusto", reiterou.

Brilhante Dias não deixou de exaltar a governação do primeiro-ministro, António Costa, que, aliado ao PS, continua "lado a lado" com os portugueses.

"Mais uma vez, com o doutor António Costa, com o PS, perante as maiores dificuldades que temos tido com a pandemia, mas agora com a guerra e com o combate à inflação, os portugueses têm, lado a lado, quem protege os seus rendimentos, quem governa defendendo o país perante as grandes intempéries e as grandes dificuldades", rematou.

De notar que Bruxelas reviu em alta, esta segunda-feira, a projeção de crescimento da economia portuguesa deste ano para 2,4%, a terceira maior taxa da zona euro. Esta previsão coloca Portugal no 'top três' dos países da zona euro com a maior taxa de crescimento deste ano, a par da Grécia, apenas ultrapassados pela Irlanda (5,5%) e por Malta (2,4%).

O cenário coloca também o PIB português a crescer acima da média da zona euro (1,1% este ano e 1,6% em 2024) e da União Europeia (1% este ano e 1,7% em 2024).

O executivo comunitário está, assim, mais otimista do que o Governo português, que no Programa de Estabilidade, entregue em abril, aponta para uma taxa de crescimento de 1,8%.

Leia Também: Previsões? "Uma economia mais forte. Consolidação do nosso Estado Social"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório