Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

IL. Rodrigo Saraiva "lamenta momento e forma" da demissão de Carla Castro

A vice-presidência da bancada parlamentar da IL foi alertada do "potencial impacto externo" que a sua demissão poderia ter "num momento em que o partido e o grupo parlamentar tinham estado sob forte pressão pública nas horas precedentes".

IL. Rodrigo Saraiva "lamenta momento e forma" da demissão de Carla Castro
Notícias ao Minuto

15:14 - 05/05/23 por Notícias ao Minuto

Política Iniciativa Liberal

O líder parlamentar da Iniciativa Liberal (IL), Rodrigo Saraiva, agradeceu o "contributo" de Carla Castro, que apresentou, esta sexta-feira, a sua demissão do cargo de vice-presidente da bancada parlamentar. No entanto, lamentou "o momento e a forma" como o fez.

Em comunicado, Rodrigo Saraiva explicou que Carla Castro comunicou "a sua intenção de se demitir" na quinta-feira, mas foi alertada de que o "tema deveria ser colocado na reunião de deputados" daquele dia. 

Nessa mesma reunião, a deputada foi "convidada a ponderar essa decisão" e recordada que "estava prevista para setembro a reorganização de todas as funções do grupo parlamentar e das funções que os deputados exercem em representação do mesmo". 

"Foi-lhe igualmente explicado o potencial impacto externo, nomeadamente num momento em que o partido e o grupo parlamentar tinham estado sob forte pressão pública nas horas precedentes", acrescentou Rodrigo Saraiva, sublinhando que estava ainda prevista uma declaração ao país do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sobre "a crise política institucional" e que não se sabia se o Portugal "estaria em vias de entrar num novo período eleitoral".

Após ser informada das "consequências e da leitura política" que a sua demissão poderia ter e de ter sido questionada sobre se iria demitir-se de outros cargos no partido, Carla Castro "persistiu na sua intenção de se demitir apenas da vice-presidência do grupo parlamentar", tendo formalizado a decisão esta manhã, "não atendendo, portanto, aos alertas que foram formulados, sobretudo tendo em conta o contexto político que se vive". 

"Agradeço à deputada Carla Castro o contributo que deu no período em que exerceu as funções de vice-presidente do grupo parlamentar, não podendo em todo o caso deixar de lamentar o momento e a forma com que decidiu apresentar a sua demissão, sem que prévia e institucionalmente tivesse manifestado qualquer desconforto com as situações agora invocadas", lamentou Rodrigo Saraiva.

Apesar da demissão da vice-presidente da bancada parlamentar, o partido garante que irá continuar a "trabalhar todos os dias para mostrar aos portugueses que existe uma alternativa política sólida à degradação do regime promovida pelo PS e o grupo parlamentar continuará a cumprir o seu papel nessa missão". 

Carla Castro anunciou, esta sexta-feira, que irá abandonar o cargo de vice-presidente da bancada parlamentar do partido. Numa publicação na rede social Twitter, explicou a decisão por entender que "os cargos devem ter efetivo exercício dos mesmos" e não é isso "que está a acontecer".

"Aceitei a continuidade do mandato após a Convenção, até pela unidade que defendia e defendo. Entendo que os cargos devem ter efetivo exercício dos mesmos (neste caso participação na estratégia, comunicação e gestão) e não sendo o que está a acontecer, e não estando na política por cargos, apresentei a minha demissão", explicou a deputada.

Carla Castro, recorde-se, saiu derrotada na VII Convenção Nacional da IL, na qual Rui Rocha foi eleito o novo presidente do partido, sucedendo a João Cotrim Figueiredo.

Leia Também: Carla Castro abandona vice-presidência da bancada parlamentar da IL

Recomendados para si

;
Campo obrigatório