Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Marisa Matias e Sara Cerdas integram subcomissão do PE para saúde pública

As eurodeputadas Sara Cerdas (PS) e Marisa Matias (BE) integram a recém-criada subcomissão de Saúde Pública do Parlamento Europeu (PE), com 30 membros, segundo a lista que foi hoje divulgada.

Marisa Matias e Sara Cerdas integram subcomissão do PE para saúde pública
Notícias ao Minuto

10:23 - 15/03/23 por Lusa

Política Parlamento Europeu

A nova subcomissão tem competência em matéria de saúde pública, nomeadamente, programas e ações específicas no âmbito da saúde pública, produtos farmacêuticos e cosméticos, aspetos sanitários do bioterrorismo, a Agência Europeia dos Medicamentos e o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças.

A comissão do Ambiente, da Saúde Pública e da Segurança Alimentar tutela esta nova entidade e continua a ser responsável pela avaliação e votação de propostas legislativas.

A decisão da criação da subcomissão de Saúde Pública foi tomada na sequência da pandemia da covid-19.

Em novembro de 2020, no âmbito da construção de uma União Europeia da Saúde, a Comissão Europeia propôs um novo quadro de segurança sanitária.

O pacote inclui três peças legislativas: o reforço da Agência Europeia de Medicamentos, o alargamento do mandato do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças e uma proposta de regulamento sobre ameaças transfronteiriças graves para a saúde.

Leia Também: Marisa Matias antecipa "decisão serena" sobre liderança do BE

Recomendados para si

;
Campo obrigatório