Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 17º

PCP quer ouvir Galamba e CP sobre trabalhadores dos bares dos comboios

O PCP entregou hoje um requerimento para ouvir no Parlamento o ministro das Infraestruturas, João Galamba, e o presidente da Comboios de Portugal (CP) sobre a situação dos trabalhadores dos bares, que têm os salários de fevereiro em atraso.

PCP quer ouvir Galamba e CP sobre trabalhadores dos bares dos comboios
Notícias ao Minuto

19:10 - 09/03/23 por Lusa

Política Comboios de Portugal

Num requerimento dirigido ao presidente da comissão parlamentar de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação, o deputado Afonso Oliveira, o PCP refere que a empresa 'Apeadeiro 2020' "explora o serviço de bar e refeições dos comboios de longo curso, Alfa Pendular e Intercidades, há quase dois anos e emprega cerca de 130 trabalhadores".

"Perante a situação e os seus impactos na vida dos trabalhadores, a Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal (FESHAT) afirma em comunicado ter exigido à CP que esta assuma o serviço de refeições dos bares dos comboios, que assuma também os contratos de trabalho dos trabalhadores e faça um novo concurso, se entender continuar a dar o serviço à exploração", lê-se no documento.

Para o grupo parlamentar comunista, a situação atual "é inadmissível, com prejuízos tanto para os trabalhadores como para os utentes, já que os comboios circulam atualmente sem serviço de bar e refeições, acrescentando-se que é de grande gravidade que uma empresa não garanta o pagamento atempado dos salários aos trabalhadores".

O PCP considera que a CP "deve proceder à integração dos trabalhadores e garantia do serviço, e é indispensável pagar imediatamente aos trabalhadores o lhes é devido".

"A CP e o Governo não podem ser insensíveis ao sofrimento destes trabalhadores, muitos dos quais estão a ser atirados para situação de incumprimento de compromissos financeiros pelo facto de não receberem os seus salários atempadamente. Há casais entre os trabalhadores afetados. Urge resolver esta situação, salvaguardar os postos de trabalho, dar estabilidade aos trabalhadores, respeitar os seus direitos e pagar atempadamente os salários", alertam os deputados comunistas.

Na quarta-feira, empresas e sindicatos estiveram reunidos no Ministério do Trabalho, mas os trabalhadores aguardam uma solução.

Leia Também: Trabalhadores dos bares da CP ainda sem solução após reunião com Governo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório