Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

IL quer saber mais sobre coimas aplicadas pela Autoridade Tributária

Os liberais questionaram o ministro das Finanças sobre quantas coimas foram aplicadas pela Autoridade Tributária em 2022.

IL quer saber mais sobre coimas aplicadas pela Autoridade Tributária
Notícias ao Minuto

13:38 - 31/01/23 por José Miguel Pires

Política Coimas

O Grupo Parlamentar da Iniciativa Liberal (IL) enviou ao ministro das Finanças, Fernando Medina, uma pergunta através da Assembleia da República, pedindo vários detalhes sobre as coimas aplicadas pela Autoridade Tributária (AT) em 2022.

A IL quer saber o número total de coimas aplicadas pela AT e o valor total, bem como a distribuição, também do total de coimas e do seu valor, por tipo de infração tributária.

"Findo que está o ano de 2022, esta é a altura de fazer um balanço [...]. Uma das fontes de financiamento do Estado que muito afeta os portugueses são as coimas. Por esse motivo, a Iniciativa Liberal vem [...] pedir ao Ministério das Finanças que providencie informações relativas ao número e ao valor das coimas aplicadas pela AT durante o ano de 2022", pode-se ler na justificação da pergunta.

Os liberais consideram, aliás, "de imprescindível interesse público", que estes dados sejam revelados, "considerando que a informação pública é um direito dos cidadãos e que a transparência e a responsabilidade são valores fundamentais da democracia".

Leia Também: ERSE decidiu 34 processos em 2022. Coimas superam os 600 mil euros

Recomendados para si

;
Campo obrigatório