Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Governo da Madeira diz que PS regional está em "estado catatónico"

O presidente do Governo da Madeira (PSD/CDS-PP), Miguel Albuquerque, disse hoje que o PS regional está em "estado catatónico" e refutou as acusações de negligência feitas ao executivo sobre a interrupção das ligações marítimas com o Porto Santo este mês.

Governo da Madeira diz que PS regional está em "estado catatónico"
Notícias ao Minuto

18:17 - 09/01/23 por Lusa

Política Miguel Albuquerque

"O principal partido da oposição [madeirense] está num estado catatónico, porque todo o discurso deste principal partido da oposição não se foca naquilo que são as questões cruciais que neste momento estão a prejudicar a Madeira", afirmou.

Miguel Albuquerque falava à margem de uma visita a uma empresa, no Funchal, onde reagiu às críticas feitas pelo PS/Madeira no domingo, que acusou o chefe do executivo regional de negligência por não arranjar uma solução para colmatar a falta de ligações marítimas com o Porto Santo durante a paragem anual do navio para manutenção.

"O 'ferry' tem de ter manutenção. Os custos de trazer um novo 'ferry' para a Madeira por um mês para operar na linha são exuberantes, são incomportáveis", esclareceu o governante insular.

Miguel Albuquerque explicou, por outro lado, que durante o período de manutenção do navio 'Lobo Marinho', operado pela empresa Porto Santo Line (PSL), estão assegurados 50 lugares por dia para os residentes no Porto Santo na operação aérea entre ilhas a 10 euros.

"No último ano, estes 50 lugares disponibilizados por dia tiveram uma ocupação na ordem dos 20%", disse, indicando que o transporte de bens também está assegurado.

"Portanto, há uma alternativa", reforçou, para logo acrescentar: "Não vale a pena estarmos a inventar. É fundamental que o 'Lobo Marinho' tenha uma operação de manutenção".

No domingo, o deputado socialista eleito pelo Porto Santo, Miguel Brito, disse, em conferência de imprensa, que a interrupção da ligação marítima em janeiro decorre do facto de o Governo Regional "pôr o preço na mobilidade dos porto-santenses".

O parlamentar lamentou que o Governo Regional não tenha encontrado "uma solução justa para fazer face a esta situação", acusou o chefe do executivo madeirense, Miguel Albuquerque, "de ser negligente" e defendeu que "deve um pedido de desculpas aos porto-santenses".

"Não podemos aceitar esta situação de injustiça", sustentou Miguel Brito, defendendo que "o Governo [Regional] tem de assumir de uma vez por todas a substituição do navio, para garantir que as pessoas não continuarão a ser penalizadas".

Miguel Albuquerque reagiu afirmando que o PS está em "estado catatónico" e nunca se pronuncia sobre "questões cruciais" para a região autónoma, como a revisão constitucional e o financiamento da Universidade da Madeira.

O navio 'Lobo Marinho', com capacidade para 1.150 passageiros e 145 viaturas, fez a última viagem em 4 de janeiro e rumou aos estaleiros de Viana do Castelo para a operação de manutenção anual, uma intervenção que tem este ano, segundo a PSL, um custo estimado de 1,4 ME, interrompendo as viagens durante cinco semanas.

Leia Também: Madeira acha inaceitável redução de vagas no Ensino Superior na região

Recomendados para si

;
Campo obrigatório