PAN quer limitar prémios a gestores e administradores da banca

Em causa está uma iniciativa que surge na sequência da proposta de lei que esteve, na terça-feira, em discussão no Parlamento.

Notícia

© PAN

Ema Gil Pires
22/12/2022 17:27 ‧ 22/12/2022 por Ema Gil Pires

Política

PAN

O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) deu entrada, na terça-feira, na Assembleia da República a uma proposta de alteração a uma proposta de lei do Governo de forma a limitar a distribuição de prémios a gestores e administradores do setor da banca.

Em causa está uma iniciativa que surge na sequência da medida que esteve, na terça-feira, em discussão no Parlamento, e que prevê uma contribuição de 33% às empresas dos setores energéticos e do retalho alimentar com lucros acima dos 20% em 2022.

A proposta de alteração surge apesar do PAN "subscrever a estrutura da proposta de lei" que esteve em discussão no Parlamento, embora entenda que a mesma "pode ser objeto de melhorias que lhe darão mais alcance em sede de especialidade”, pode ler-se em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

“A taxação de lucros excedentários do setor energético é algo que o PAN há muito vem exigindo, não só para dar cumprimento às recomendações da Comissão Europeia, FMI e OCDE, mas também para exigir responsabilidade às entidades que têm lucrado mais à conta da crise energética e inflacionária", explicou a porta-voz e deputada do PAN, Inês de Sousa Real.

Neste sentido, o PAN defende que esta contribuição passe a abranger o setor da eletricidade e que incida sobre o lucro contabilístico das empresas do setor alimentar e do setor energético, ao invés do lucro tributável. “Fazemo-lo, porque nos parece que é o lucro contabilístico que melhor e com mais precisão pode refletir os lucros excedentários, uma vez que o lucro tributável pode não o refletir já que sofre muitos ajustes contabilísticos”, justificou a deputada.

Recorde-se que, na terça-feira, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Nuno Félix, estimou que a contribuição sobre os lucros inesperados dos sectores energético e do retalho alimentar deverá gerar uma receita entre 50 milhões e 100 milhões de euros.

Leia Também: PAN quer PRR para adaptar cidades aos efeitos das alterações climáticas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas