Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 20º

"TAP tem dimensão nacional quando pede dinheiro a todos os portugueses"

Rui Rio comentou a notícia que dá conta de que a companhia aérea tem 17 novas rotas. Contudo, nenhuma passará pela cidade do Porto.

"TAP tem dimensão nacional quando pede dinheiro a todos os portugueses"
Notícias ao Minuto

07:57 - 20/12/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Política Rui Rio

Rui Rio, ex-presidente do PSD, voltou ao Twitter, esta segunda-feira, para comentar uma notícia que dá conta de que a TAP anunciou 17 novas rotas aéreas mas que, contudo, nenhuma destas passará pela cidade do Porto

Para o social-democrata, "a TAP só tem dimensão nacional quando pede dinheiro a todos os portugueses para cobrir os prejuízos que acumula".

E mais: "E não [tem] respeito por todos nós, quando insiste em colecionar greves; e em escolher fazê-las nos momentos que mais prejudicam quem a sustenta".

De recordar que a TAP anunciou, ontem, que vai "aumentar fortemente" a oferta de voos nas ligações transatlânticas no próximo verão, entre junho e setembro. A empresa terá 17 voos adicionais, face ao mesmo período de 2022, repondo assim os "níveis de oferta pré-pandemia".

"Para os Estados Unidos da América, a TAP vai oferecer 14 voos por semana para Boston no pico de verão (mais três do que no período homólogo de 2022), cinco para Chicago (mais um), 10 para Miami (mais três), cinco para San Francisco (mais um) e 10 para Washington (mais dois). No total, para os Estados Unidos da América, a TAP vai oferecer mais 10 voos por semana que no pico de verão de 2022", pode ler-se num comunicado. 

A TAP recorda que, "além dos destinos referidos, que vão registar aumento da oferta, a TAP opera ainda voos diretos para Nova Iorque JFK e Nova Iorque EWR, aeroportos onde vai manter a oferta à partida de Lisboa".

"No que diz respeito ao Brasil, no pico de verão de 2023, a TAP vai oferecer quatro voos por semana para Belém, mais um que em 2022, sete para Belo Horizonte (mais um), seis para Salvador (mais um), seis para Brasília (mais um) e 20 para S. Paulo (mais dois), mantendo a sua oferta face a igual período do ano passado nas restantes cidades brasileiras onde opera (Fortaleza, Natal, Maceió, Porto Alegre, Recife e Rio de Janeiro). No total, no pico de verão de 2023, a TAP aumenta em seis o número de voos semanais para o Brasil, face a igual período de 2022", adianta a companhia. 

Outra novidade, anuncia a TAP, "é o aumento de dois para três voos por semana entre Lisboa e Caracas, permitindo uma melhoria da oferta para a comunidade portuguesa na Venezuela".

No que à cidade do Porto diz respeito, a companhia aérea prometeu "também anunciar, em breve, boas notícias relativas à sua oferta de voos intercontinentais".

TAP acredita em acordo para evitar nova greve

A TAP esteve ontem reunida com o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) e acredita que é possível chegar a acordo para evitar mais dias de greve, segundo a presidente executiva.

"Estivemos reunidos com o SNPVAC na semana passada e novamente hoje, esta manhã. Penso que tivemos um bom desenvolvimento na nossa discussão e penso que será possível, a dada altura, anunciar algo, mas tivemos uma boa discussão e acho que está a ir na direção certa", disse aos jornalistas a presidente executiva da TAP, Christine Ourmières-Widener, depois de um almoço nas instalações da Cateringpor, em Lisboa.

O SNPVAC convocou uma greve nos dias 8 e 9 de dezembro, que levou ao cancelamento antecipado de 360 voos, e aprovou a marcação de pelo menos mais cinco dias de greve até 31 de janeiro. Na altura, a TAP avançou que a greve teria um impacto total de oito milhões de euros.

Leia Também: Rui Rio pede mais "empenho" na "defesa do povo iraniano"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório