Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Vasco Cordeiro diz que jovens devem ser chamados à participação política

O presidente do Comité das Regiões Europeu, Vasco Cordeiro, considerou hoje que os jovens europeus devem ser chamados e encorajados a participar na vida política, tornando-se mesmo protagonistas na tomada de decisões.

Vasco Cordeiro diz que jovens devem ser chamados à participação política
Notícias ao Minuto

14:54 - 01/12/22 por Lusa

Política Comité das Regiões

"Mais do que ouvir os jovens sobre aquelas que são as políticas desenvolvidas nos vários níveis de poder, é fazer com que os jovens sejam os protagonistas na sua definição. Ou seja, não é apenas uma questão de consulta", indicou.

Os trabalhos da manhã do segundo dia da 152.ª sessão plenária do Comité das Regiões Europeu, que decorre em Bruxelas, debruçaram-se sobre o Ano Europeu da Juventude, que termina a 31 de dezembro.

Em debate esteve também a Carta da Juventude e da Democracia, desenvolvida em conjunto pelo Fórum Europeu da Juventude e pelo Comité Europeu das Regiões.

À margem da sessão, Vasco Cordeiro explicou à agência Lusa que este documento tem como linhas orientadoras uma maior incorporação dos jovens na tomada de decisões políticas, que têm um impacto no presente, mas sobretudo na estruturação futura da Europa.

No seu entender, um dos desafios atuais dos jovens passa pelo "discernir mediante a avalanche de informação" ao dispor, separando "o trigo do joio".

"Como é que conseguimos ter decisões e avaliações informadas, enquanto cidadãos, quanto àquilo que acontece à nossa volta. Isso leva-nos para uma apreciação e para um debate em relação às 'fake news', quanto à utilização indevida de informação", concretizou.

Vasco Cordeiro destacou ainda que, depois de a União Europeia ter passado a ter modelos de governação que dão aos cidadãos a possibilidade de participação, os verdadeiros desafios atuais colocam-se ao nível "interno a cada pessoa".

"Quanto à formação da sua avaliação, da sua opção crítica, quanto ao que se passa à sua volta. É talvez um desafio um bocadinho mais difícil, mas é um desafio para o qual todos nós, e naturalmente, também a juventude, temos de estar despertos", sustentou.

A Política Agrícola Comum e a questão da segurança alimentar foram os temas principais de quarta-feira, o primeiro dia da 152.ª e última sessão plenária de 2022 do Comité das Regiões Europeu.

Para além da discussão sobre o Ano Europeu da Juventude, para o dia de hoje está ainda agendado o debate sobre a crise energética, que afeta muitas regiões da União Europeia.

Leia Também: PRR: Vasco Cordeiro rejeita comprometer-se com modelo de descentralização

Recomendados para si

;
Campo obrigatório