Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

PSD questiona sobre falta de diretor clínico no CHTMAD

O grupo parlamento do PSD questionou hoje o Governo sobre quando vai ser nomeado um novo diretor clínico para o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, que se encontra há quase quatro meses com o lugar vago.

PSD questiona sobre falta de diretor clínico no CHTMAD
Notícias ao Minuto

18:19 - 30/11/22 por Lusa

Política SNS

A anterior diretora clínica do CHTMAD, que tem sede social em Vila Real e agrega os hospitais de Chaves e Lamego, saiu em agosto e até ao momento ainda não foi substituída.

Numa pergunta por escrito apresentada na Assembleia da República, os social-democratas querem que o Ministério da Saúde diga quando vai ser designado um novo diretor clínico e como é que explica que ainda não tenha sido nomeado um.

No entender do PSD, "este incompreensível atraso põe necessariamente em causa o regular funcionamento deste centro hospitalar, condicionando, inevitavelmente, a gestão das dinâmicas assistenciais e certamente comprometendo o planeamento futuro na prestação de cuidados".

Os eleitos do PSD consideram que a situação afeta também "a qualidade da medicina ali praticada, bem como a própria segurança clínica dos doentes".

O Conselho Sub-regional de Vila Real da Ordem dos Médicos já se tinha pronunciado anteriormente sobre o caso, que classificou como uma "grave ameaça ao regular funcionamento" do centro hospitalar.

Este órgão considerou que a ausência de um diretor clínico tem repercussão "na definição da estratégia de evolução e diferenciação dos serviços e da instituição, da orgânica de áreas clínicas e projetos institucionais, na gestão diária e planificação da atividade clínica, bem como na elaboração dos planos de contingência desta época do ano por frio e atividade viral".

Leia Também: Guterres lembra Zemin. "Firme defensor do envolvimento internacional"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório