Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 26º

PCP quer "aproveitar" aeroporto de Beja e sugere recorrer ao PRR

Comunistas deram entrada de um projeto de resolução no Parlamento que prevê uma 'valorização' do aeroporto a nível nacional, com recursos financeiros do PRR.

PCP quer "aproveitar" aeroporto de Beja e sugere recorrer ao PRR
Notícias ao Minuto

15:56 - 30/11/22 por José Miguel Pires

Política Beja

O Partido Comunista Português (PCP) deu entrada na Assembleia da República um projeto de resolução que prevê o aproveitamento do aeroporto de Beja "nas suas diversas dimensões e potencialidades".

Em concreto, os comunistas propõem a valorização do aeroporto "no âmbito do sistema aeroportuário nacional", mobilizando os recursos financeiros necessários, aproveitando o Plano de Recuperação e Resiliência, o novo Quadro Financeiro Plurianual e até verbas do Orçamento de Estado.

O PCP propõe ainda a criação de uma "intermodalidade de serviços e transportes", o que engloba a "modernização e eletrificação de toda a Linha do Alentejo", na ligação entre Casa Branca e Ourique/Funcheira, incluindo uma ligação ao aeroporto, bem como a conclusão do IP8 "na sua totalidade, entre Sines e Vila Verde de Ficalho, conforme definido no Plano Rodoviário Nacional, com duas vias de trânsito em cada sentido e sem portagens".

O PCP pede ainda um reforço "da estratégia integrada" para promover a economia local, bem como a articulação entre "os diferentes níveis de planeamento local, regional e nacional".

No documento, os comunistas - que pedem o aproveitamento desta infraestrutura como "promotor da fixação da população e da indústria na região" - lamentam que, cerca de 13 anos após o voo inaugural em 2009, que ligou Beja a Cabo Verde, o projeto "veio a revelar-se uma verdadeira desilusão, pois, aos dias de hoje o aeroporto continua sem um adequado aproveitamento e sem dar o contributo, que pode dar, para o desenvolvimento regional".

Isto devido ao "desaproveitamento" do mesmo, o que tem "dado azo a manobras demagógicas e de ataque ao projeto ou de silêncio cúmplice, que escondem sempre os responsáveis por não se usufruir desta grande infraestrutura aeroportuária, onde foi feito um considerável investimento público que tem condições excecionais para ser, de imediato, integrado no sistema aeroportuário nacional".

O Aeroporto de Beja recebeu o seu voo inaugural em 2009, com uma ligação entre Beja a Cabo Verde. Atualmente, não existe nenhuma companhia aérea que voe regularmente para Beja.

Leia Também: ANA e municípios vão promover Aeroporto de Beja

Recomendados para si

;
Campo obrigatório