Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

PS vê "com preocupação" notícias sobre PSP e GNR, mas aguarda inquérito

O PS afirmou hoje estar a acompanhar "com preocupação" as notícias de que elementos da PSP e GNR terão publicado mensagens racistas e xenófobas nas redes sociais, embora aguarde "com serenidade" o resultado do inquérito aberto para tirar ilações.

PS vê "com preocupação" notícias sobre PSP e GNR, mas aguarda inquérito
Notícias ao Minuto

15:32 - 17/11/22 por Lusa

Política PS

Em declarações aos jornalistas na Assembleia da República, a deputada do PS Joana Sá Pereira reagiu às notícias divulgadas por um consórcio de jornalistas de investigação de que membros da PSP e GNR terão publicado mensagens racistas e xenófobas nas redes sociais, considerando que, caso se confirmem, são "muito preocupantes".

"São afirmações e comportamentos que, a confirmarem-se, podem ser questionáveis no Estado de direito democrático, e aquilo que nós não podemos fazer é contribuir para a descredibilização das forças e serviços de segurança, para a autoridade do Estado que é fundamental no quadro do Estado de direito democrático", reagiu a deputada socialista.

Joana Sá Pereira defendeu que o Governo foi "bastante rápido" ao determinar a abertura de um inquérito sobre a veracidade das notícias por parte da Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI), e afirmou que o PS vai esperar pelos resultados dessa investigação para fazer a sua reflexão.

"O que temos que fazer é esperar com serenidade os resultados dessa investigação e depois refletirmos sobre ela e tirarmos, isso é fundamental, as ilações que dessa investigação possamos produzir", referiu.

Questionada se o PS tenciona aprovar o requerimento apresentado pelo Bloco de Esquerda que pede a audiência urgente do ministro da Administração Interna sobre este assunto, Joana Sá Pereira respondeu que essa questão será "analisada oportunamente".

"Mas, naturalmente, tudo aquilo que forem as mensagens que, neste momento, possam tranquilizar... Porque, o pior contributo que nós podemos dar é pormos em causa a confiança a credibilidade nas forças e serviços de segurança. Portanto, tudo aquilo que for de apurar, apurar-se-á em momento oportuno", referiu.

Interrogada se considera que estas mensagens de racismo e xenofobia "mancham" a imagem da PSP e da GNR, Joana Sá Pereira respondeu: "Não mancham. Podem, a confirmar-se, pôr em causa a confiança dos cidadãos nas forças e serviços de segurança".

"Nós continuamos a confiar nas forças e serviços de segurança, mas também, como disse, vimos com preocupação que isto tenha acontecido. São coisas completamente diferentes, mas a autoridade de Estado não pode sair prejudicada depois do que aconteceu ontem [quarta-feira], é isso que queremos preservar", afirmou.

Leia Também: PS recomenda ao Governo que reforce o Ensino de Português no Estrangeiro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório