Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Progressão de carreira? "Teremos boas notícias para os enfermeiros"

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, falou aos jornalistas, à margem de uma visita ao hospital de Lagos.

Progressão de carreira? "Teremos boas notícias para os enfermeiros"
Notícias ao Minuto

11:47 - 04/11/22 por Daniela Carrilho com Lusa

País Ministro da Saúde

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, falou aos jornalistas, no final de uma visita ao hospital de Lagos, uma das unidades de saúde que enfrenta maiores dificuldades nos serviços de urgência de obstetrícia, ginecologia e pediatria.

"Estamos a negociar e acho que teremos, a curto prazo, boas notícias para os enfermeiros. Admito que não possamos corresponder a todas as reivindicações, mas estou absolutamente certo de que os enfermeiros se vão sentir muito melhor com aquilo que vai ser implementado em matéria da sua carreira", afirmou Pizarro, questionado sobre a insatisfação destes profissionais de saúde.

Recorde-se que, na passada quarta-feira, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses entregou um pré-aviso de greve para os dias 17, 22 e 23 de novembro, após mais uma reunião negocial com o Ministério da Saúde sobre a reposição dos pontos para progressão na carreira.

Na última reunião, em 26 de outubro, o Ministério da Saúde entregou uma proposta de projeto de decreto-lei, que foi analisada nos órgãos do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), que enviou três dias depois uma contraproposta, por escrito, relativa ao projeto de decreto-lei sobre a "contagem de pontos" para efeitos de mudança de posição remuneratória.

No final da reunião da passada quarta-feira, a dirigente do SEP, Guadalupe Simões, disse que, relativamente à contraproposta que apresentaram, "o Ministério da Saúde apenas evoluiu relativamente ao pagamento dos retroativos ser feito ainda em 2022 (75% do valor), mas não evoluiu relativamente ao momento que incide sobre o pagamento desses retroativos".

Guadalupe Simões disse que a exigência do SEP é que o pagamento dos retroativos seja a partir de 2018.

"O Governo não evolui na sua posição, manteve 2022, e relativamente a uma série de outras questões, que têm a ver com injustiças de posicionamento relativo entre os enfermeiros, também não se mostrou disponível para resolver esses problemas e, portanto, o sindicato entregou um pré-aviso de greve no Ministério da Saúde e a greve vai acontecer no dia 17 e logo depois uma nova greve no dia 22 e 23 de novembro", anunciou a dirigente sindical.

[Notícia atualizada às 12h01]

Leia Também: Retroativos levam a reunião suplementar entre enfermeiros e Governo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório