Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

As frases de Luís Montenegro durante os primeiros três meses em funções

O presidente do PSD, Luís Montenegro, foi eleito em diretas em 28 de maio com 72,5% dos votos, contra Jorge Moreira da Silva, e formalmente empossado em funções em 03 de julho.

As frases de Luís Montenegro durante os primeiros três meses em funções
Notícias ao Minuto

11:44 - 09/10/22 por Lusa

Política PSD

Seguem as principais frases dos primeiros três meses de mandato de Luís Montenegro.

"Portugal ganhou hoje a formação de uma alternativa política ao socialismo que nos tem governado e desgovernado nos últimos anos."

Luís Montenegro, após ser eleito 19.º presidente do PSD, 28-5-2022

"Não me lembro na nossa história democrática de um Governo, nomeadamente um Governo que tem maioria absoluta no parlamento, estar tão desgastado, para não dizer mesmo tão esgotado, tão pouco tempo depois das eleições."

27-6-2022

"Em boa hora era o Governo ter resolvido o problema do aeroporto [de Lisboa] nos sete anos que já leva de exercício de mandato."

1-7-2022

"O PS governa, desgoverna e desarruma o país e nós vamos lá de fugida pôr ordem na casa e colocar novamente o país no rumo certo."

1-7-2022

"É por sermos moderados, que não somos nem populistas nem ultraliberais e muito menos nos associaremos algum dia a qualquer política xenófoba ou racista."

No congresso do PSD, no Porto, 3-7-2022

"Acreditem, se algum dia for confrontado com a violação dos nossos princípios e valores para formar ou suportar um Governo, o partido pode decidir o que quiser, mas não serei eu o líder de um Governo desses."

Idem, 3-7-2022

"Passámos de uma época de pandemia [covid-19] para uma época de pandemónio. Temos hoje, em Portugal, um caos completo no sistema de saúde, que vai desde o encerramento de serviços à falta de profissionais."

4-7-2022

"Sou absolutamente contra a realização de um referendo em 2024 [sobre a regionalização]."

5-7-2022

"O primeiro-ministro, além de não estar a utilizar este excedente orçamental, e de estar a ter uma conduta social e politicamente imoral (...) ainda vende a ilusão aos pensionistas de que para o ano é que vai ser, porque vão ter um aumento significativo das pensões, mas que decorre da lei."

CNN Portugal, 19-7-2022

"O maior parceiro político que o PS e o dr. António Costa encontraram foi o Chega e o dr. André Ventura, os dois têm uma coisa em comum: gostam muito de atacar o PSD."

CNN Portugal, 19-7-2022

"Vou dizer mais uma vez que tenho uma grande honra e um grande orgulho em ter estado ao lado de Pedro Passos Coelho e tirado a 'troika' de Portugal. Exorto o dr. António Costa a dizer se tem o mesmo orgulho e a mesma honra de ter estado ao lado de José Sócrates, que trouxe a bancarrota e a 'troika', e a António Guterres que deixou o país num pântano."

20-7-2022

"Do ministro das Infraestruturas [Pedro Nuno Santos], sinceramente não lhe reconheço autoridade política para poder intervir neste diálogo [sobre o novo aeroporto] porque eu nunca sei, nem os portugueses sabem, se ele está ou não sintonizado com o primeiro-ministro. (...) O nosso interlocutor no Governo é o doutor António Costa."

28-7-2022

"Podem vir com os papões que quiserem -- falar de neoliberalismo no PSD, de governação difícil nos tempos em que tivemos intervenção externa -- mas não há momento histórico em que tenha havido maior desinvestimento no SNS [Serviço Nacional de Saúde] -- na qualidade do serviço prestado e na sua capacidade de ter mais e bons profissionais -- do que nestes anos [de gestão socialista]."

03-8-2022

"O PS, com as atitudes que tem tido e com o despacho absolutamente insólito do primeiro-ministro [sobre o pagamento de quaisquer faturas emitidas pela fornecedora elétrica Endesa a entidades do Estado], está muito mais próximo da União Nacional [estrutura fascista] do que o PSD hipoteticamente estaria do neoliberalismo."

03-8-2022

"Neste Governo dos despachos quem merece ser despachado é o PS."

Na Festa do Pontal, 14-8-2022

"Não vale a pena fazer batota! E só tenho uma palavra, é batota política. As medidas de apoio social diretas às pessoas foram de 180 milhões euros. Está escrito, não oferece dúvidas."

Citando dados do relatório da Unidade Técnica de Apoio Orçamental que funciona na dependência do parlamento

18-8-2022

"Tomamos a iniciativa de propor isso ao país [medidas de emergência social] e não nos importamos nada que o Partido Socialista e o Governo venham a reboque do PSD."

02-9-2022

"[O primeiro-ministro, António Costa] Não pode brincar com as palavras. O Governo decidiu um corte de mil milhões de euros no sistema de pensões. Isso é inegável, eu diria mesmo que isso é matemático."

12-9-2022

"[Portugal vive] nos últimos anos [com] muitos anúncios, muito 'show off', muitos 'PowerPoint', muitas promessas [por parte do Governo]."

Empresarial, 17-9-2022

"O senhor primeiro-ministro está de braços caídos. É um primeiro-ministro que diz que não pode ir mais além que aquilo do que foi, então já tem muito pouco para dar ao país."

17-9-2022

"Concordo que o governo deve oferecer ao país as principais orientações da sua política, e não esconder essas orientações à espera do vento que sopra no dia ou na véspera em que propostas essenciais como o Orçamento de Estado vão ser apresentadas... Mas não me vou intrometer nas relações institucionais entre dois órgãos de soberania - o Presidente da República e o governo."

22-9-2022

"Estão criadas as condições para que o Governo possa avançar nesta matéria e que daqui a mais ou menos um ano possa tomar a decisão final quanto à localização do futuro aeroporto."

Após uma reunião com António Costa, 23-9-2022

"O PS puxa muito pelo Chega a ver se o Chega ocupa um espaço político, mas claro que se vai enganar. O que vai acontecer é o reforço do espaço político que o PSD representa."

26-9-2022

"Há um acumular de casos, de descoordenação, de dúvidas [que envolveram o Governo nos últimos meses, que] contribuem para degradar o ambiente político."

Luís Montenegro, presidente do PSD, 5-10-2022

Leia Também: Primeiros meses de Montenegro marcados por aeroporto e 'sombra' do Chega

Recomendados para si

;
Campo obrigatório