A ex-candidata presidencial Ana Gomes voltou a comentar a guerra na Ucrânia na sequência do seu comentário acerca de Putin, a quem chamou de "covarde" e "macho-facho-nazi".
Numa nova publicação na rede social Twitter, a ex-diplomata criticou "os 'espertos' que advogam que a Ucrânia ceda território/gente à vizinha agressora Rússia" em prol de se "travar a guerra e pouparmos vidas e euros em combustível".
A socialista fez um paralelismo com Portugal e questionou: "O que é que propunham que se cedesse se fosse aqui connosco?".
"O Algarve? O Alqueva? O Minho? Ora, e não lhes ocorre ir lamber sabão?", concluiu.
Os “espertos” q advogam q #Ucrânia ceda território/gente à vizinha agressora #Rússia, para travar guerra e pouparmos vidas e euros em combustível, etc. - o q é q propunham que se cedesse se fosse aqui connosco? o Algarve? o Alqueva? o Minho? Ora,e não lhes ocorre ir lamber sabão?
— Ana Gomes (@AnaMartinsGomes) June 7, 2022
Refira-se que a Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia - a que denomina de 'operação militar especial' - que já matou mais de quatro mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.
A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas, que já vão no sexto pacote, a Moscovo.
Leia Também: "Covardia e crueldade". Ana Gomes chama "macho-facho-nazi" a Putin