Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, visitou as tropas em Lysychansk, na zona de Lugansk, e de Soleder, em Donetsk, no passado domingo, onde deu apoio e recebeu informações sobre as ações em ambas as áreas.
Ana Gomes, ex-candidata presidencial, foi uma das personalidades que reagiu a este encontro entre o chefe de Estado ucraniano e os militares no terreno.
"Comparem a audácia e a coragem de Zelensky com a covardia e a crueldade de Putin", escreveu, em inglês, no Twitter.
Na mesma mensagem, a antiga diplomata 'dirige-se' ao presidente russo, continuando a 'comparação' entre as ações do presidente ucraniano e do seu homólogo russo: "Desça daí para ver os seus soldados no terreno, Putin machista-facho-nazi! [macho-facho-nazi Putin]"
Compare the audacity and the courage of Zelensky with the cowardice and the cruelty of Putin.
— Ana Gomes (@AnaMartinsGomes) June 6, 2022
Come down to see your soldiers on the ground, you macho-facho-nazi Putin! https://t.co/rm738JANff
A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de quatro mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.
A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.
Leia Também: Ana Gomes defende que Díli tem importância estratégica para Portugal