Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Ventura quer mais autonomia na produção de cereais e critica Governo

 O presidente do Chega defendeu hoje, em Santarém, uma maior autonomia do país na produção de cereais e criticou o Governo por não ter adotado medidas, nem no Orçamento do Estado nem na aplicação das verbas do PRR.

Ventura quer mais autonomia na produção de cereais e critica Governo
Notícias ao Minuto

23:54 - 06/06/22 por Lusa

Política Agricultura

André Ventura visitou hoje a 58.ª Feira Nacional da Agricultura/68.ª Feira do Ribatejo, que decorre até domingo no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), em Santarém, criticando o Governo por declarar querer duplicar a produção de cereais, mas tudo fazer "no sentido contrário".

"Voltamos a instar o Governo para que tenha uma verdadeira política de autonomia na produção de cereais, porque nós não sabemos quanto tempo vai durar este nível de conflito no Leste da Europa", disse, pedindo que Portugal garanta a "autonomia estratégica".

Segundo André Ventura, o Governo "não o fez até agora", nem no Orçamento do Estado recentemente aprovado nem na aplicação das verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

"Portanto, não temos nenhum motivo para confiar no que diz a senhora ministra" da Agricultura, Maria do Céu Antunes, disse.

Para o líder do Chega, o Governo deveria antecipar já aquilo que "diz que vai fazer para o ano".

Além do aumento da produção de cereais, Ventura insistiu na proposta de redução do IVA do gasóleo agrícola para a taxa mínima de 6% e nos apoios à agricultura familiar.

"Isso era o mínimo que neste momento podíamos dar a um setor que acabou de passar por uma pandemia de dois anos (...) e agora, quando começa a recuperar, enfrenta os custos de uma guerra no Leste da Europa com implicações a nível agrícola", declarou.

André Ventura afirmou ter feito questão de visitar a Feira Nacional da Agricultura (FNA) para dizer que este setor tem de ser "estratégico da governação" e não ser apenas lembrado quando há seca, cheias ou granizo.

O líder do Chega saudou a aposta na inovação e na tecnologia, tema da edição deste ano do certame, frisando que o seu partido tem insistido no parlamento na importância da aposta do país na qualificação dos recursos humanos e no desenvolvimento tecnológico.

André Ventura disse ter ficado "muito bem impressionado" com o que viu na FNA, salientando a aliança entre produtores e instituições do ensino superior, numa aposta que dará "mais autonomia estratégica" e maior capacidade de exportação ao setor.

Leia Também: Portugal quer mais que duplicar produção nacional de cereais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório