Centros de recuperação animal. Aprovada proposta que reforça investimento

Os deputados aprovaram hoje propostas de alteração ao OE2022 do PAN que reforçam em um milhão de euros o investimento nos Centros de Recuperação de Animais Selvagens e interditam progressivamente o uso do chumbo na pesca e na caça.

Parlamento Assembleia da República

© Global Imagens

Lusa
26/05/2022 15:59 ‧ 26/05/2022 por Lusa

Política

Orçamento do Estado

O voto favorável do PS, PCP, PAN, Bloco de Esquerda e Chega permitiu a viabilização da proposta do PAN que prevê que ao longo de 2022 o Governo garante uma linha e investimento adicional para os Centros de Recuperação Animal no valor de um milhão de euros.

A iniciativa, que teve o voto contra do PS, aponta ainda para a revisão da forma de financiamento destes centros através do Fundo Ambiental.

No início deste quarto dia de votações na especialidade do Orçamento o Estado para 2022 (OE222), os deputados aprovaram também a proposta do PAN que visa interditar e substituir, de forma progressiva, as munições de chumbo na caça "com alternativas viáveis à munição convencional, iniciando pelas zonas húmidas classificadas até abranger todo o território nacional".

Também uma medida do PAN que visa a "progressiva substituição do uso de chumbo na pesca sempre que um material mais sustentável possa ser utilizado para o mesmo fim".

Uma outra proposta do PAN, que prevê que ao longo deste ano o Governo determine "a interdição da criação de novas áreas cinegéticas nos terrenos geridos pela Florestgal" foi também aprovada com os votos favoráveis do PS e do partido da deputada única Inês Sousa Real. PSD, Chega, Iniciativa Liberal e PCP votaram contra.

A votação final global da proposta do OE2022 decorre na sexta-feira, dia 27 de maio.

[Notícia atualizada às 16h49]

Leia Também: OE2022. PAN mantém abstenção na votação final global

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas