Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Centros de recuperação animal. Aprovada proposta que reforça investimento

Os deputados aprovaram hoje propostas de alteração ao OE2022 do PAN que reforçam em um milhão de euros o investimento nos Centros de Recuperação de Animais Selvagens e interditam progressivamente o uso do chumbo na pesca e na caça.

Centros de recuperação animal. Aprovada proposta que reforça investimento
Notícias ao Minuto

15:59 - 26/05/22 por Lusa

Política Orçamento do Estado

O voto favorável do PS, PCP, PAN, Bloco de Esquerda e Chega permitiu a viabilização da proposta do PAN que prevê que ao longo de 2022 o Governo garante uma linha e investimento adicional para os Centros de Recuperação Animal no valor de um milhão de euros.

A iniciativa, que teve o voto contra do PS, aponta ainda para a revisão da forma de financiamento destes centros através do Fundo Ambiental.

No início deste quarto dia de votações na especialidade do Orçamento o Estado para 2022 (OE222), os deputados aprovaram também a proposta do PAN que visa interditar e substituir, de forma progressiva, as munições de chumbo na caça "com alternativas viáveis à munição convencional, iniciando pelas zonas húmidas classificadas até abranger todo o território nacional".

Também uma medida do PAN que visa a "progressiva substituição do uso de chumbo na pesca sempre que um material mais sustentável possa ser utilizado para o mesmo fim".

Uma outra proposta do PAN, que prevê que ao longo deste ano o Governo determine "a interdição da criação de novas áreas cinegéticas nos terrenos geridos pela Florestgal" foi também aprovada com os votos favoráveis do PS e do partido da deputada única Inês Sousa Real. PSD, Chega, Iniciativa Liberal e PCP votaram contra.

A votação final global da proposta do OE2022 decorre na sexta-feira, dia 27 de maio.

[Notícia atualizada às 16h49]

Leia Também: OE2022. PAN mantém abstenção na votação final global

Recomendados para si

;
Campo obrigatório