Meteorologia

  • 05 JULHO 2022
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 32º

OE2022. PSD espera que não haja "rolo compressor de maioria absoluta"

O PSD considerou hoje que a proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) "é um mau orçamento" e disse esperar que haja "bom senso" do PS para aprovar alterações e não "um rolo compressor de maioria absoluta".

OE2022. PSD espera que não haja "rolo compressor de maioria absoluta"
Notícias ao Minuto

11:42 - 23/05/22 por Lusa

Política OE2022

A posição foi manifestada pelo deputado do PSD Duarte Pacheco no debate na especialidade da proposta de OE2022, que começou esta manhã na Assembleia da República.

"O PSD sabe que este é um mau orçamento, que estas propostas [do PSD] não mudam estruturalmente o Orçamento, mas pode melhorar a vida das famílias, das empresas e de todos os portugueses", defendeu Duarte Pacheco.

"Esperemos que haja bom senso e não um rolo compressor de maioria abosuluta que pensa que só o que é PS é bom e que o que não é PS não presta", acrescentou o deputado social-democrata.

O deputado frisou ainda que o OE2022 vai ser votado "num momento de grave inflação" e considerou que o Governo "demonstra insensibilidade completa" com os portugueses, por exemplo, ao aumentar os salários da função pública em menos de 1% e ao não atualizar os escalões do IRS.

"Isto é inqualificável, de uma injustiça atroz", defendeu o deputado do PSD, partido que apresentou uma proposta de alteração ao OE que prevê aumentos salariais de 4%.

O PS comprometeu-se hoje a aprovar propostas de alteração ao OE2022 de um "amplo" espetro político de partidos "democráticos", desde que estas não coloquem em causa as contas públicas.

A posição foi transmitida pela deputada socialistas Jamila Madeira, durante uma intervenção no primeiro dia de discussão na especialidade da proposta do OE2022 no parlamento.

Os deputados começam hoje a votar, na especialidade, a proposta do OE2022 e as cerca de 1.500 propostas de alteração apresentadas pelos vários partidos.

Leia Também: OE2022. Governo diz que coincidiu com propostas para "melhorar" documento

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório