Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Ucrânia? A UE "colocou-se numa posição periférica"

Bernardino Soares critica rompimento de relações da União Europeia com outros países devido à guerra.

Ucrânia? A UE "colocou-se numa posição periférica"
Notícias ao Minuto

09:45 - 10/05/22 por Notícias ao Minuto

Política Rússia/Ucrânia

O comunista Bernardino Soares considerou que Portugal perdeu "mais do que ganhou" ao entrar na União Europeia (UE) e defendeu que o bloco se colocou "numa posição periférica" no que diz respeito à invasão russa da Ucrânia. 

Em declarações na CNN Portugal, esta segunda-feira, o antigo presidente da Câmara de Loures considerou que a UE não tem resolvido "nenhum dos problemas que anuncia resolver"

"Acho que a União Europeia não tem vindo a resolver nenhum dos problemas que anuncia resolver, já abandonou aliás a coesão económica e social, como um dos objetivos da União Europeia", começou por dizer.

"E mantêm-se desigualdades não só entre os países, como são evidentes, mas também dentro de cada pais entre as populações", apontou.

O comunista proferiu depois uma frase que adjetivou de "polémica", mas que esclareceu a sua opinião sobre a entrada de Portugal na UE.

"Desde que entrámos para a União Europeia, o país perdeu mais do que ganhou. Eu sei que isto é uma frase um pouco polémica, mas nós perdemos em desenvolvimento económico muito mais do que os fundos europeus nos vieram compensar", afirmou.

Ao comentar a guerra na Ucrânia, Bernardino Soares criticou o facto de Bruxelas ter rompido o "aprofundamento de relações" com outros países, nomeadamente com a Rússia.

"Em relação à guerra, a União Europeia independentemente destas considerações que eu fiz sobre ela, colocou-se numa posição periférica", destacou, apontando depois o dedo ao papel dos Estados Unidos no cenário internacional e na influência do país no rompimento das relações, "por exemplo com a Rússia". 

Leia Também: "Refugiados ucranianos não terão todos as mesmas origens ou convicções"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório