Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

BE sugere "compensação de despesas" para professores longe de casa

A deputada do Bloco de Esquerda (BE) Joana Mortágua defende que ajuda financeira por parte do governo para professores colocados longe da sua área de residência é "medida essencial" para combater a falta de profissionais na área.

BE sugere "compensação de despesas" para professores longe de casa
Notícias ao Minuto

13:25 - 09/05/22 por Beatriz Maio

Política Educação

No dia em que o Presidente da República recebe os vários partidos políticos com representação parlamentar no Palácio de Belém, em Lisboa, o Bloco de Esquerda recordou que "não há problemas desconhecidos para este governo, há problemas ignorados". 

A deputada do Bloco de Esquerda (BE) Joana Mortágua revelou estar "preocupada" com o facto de no Orçamento de Estado constar que "por um lado o programa age na continuidade e por outro reage a desafios circunstanciais", visto que, nas suas palavras, "os problemas mais graves não são circunstanciais. "Continuidade significa a continuidade da inação relativamente a esses problemas estruturais", como a falta de professores, acrescentou.

O Bloco de Esquerda apresentou uma proposta para rever o regime de recrutamento de professores, considerada "inconstitucional" por parte do Governo que, embora agora mencione que "quer rever o regime de recrutamento, a verdade é que ainda não o fez", salientou a deputada.

Embora, na ótica de Joana Mortágua, tenham sido tomadas "muito poucas medidas concretas sobre um problema que é evidente e está a afetar as escolas", o BE ressalvou medidas imediatas do governo que assinala como positivas, como completar os horários incompletos. Contudo, questionou o que acontecerá aos profissionais que aceitaram horários incompletos anteriormente, sendo que se verificará "um desequilíbrio, uma desigualdade, aos que agora foram completados".

"Há professores que recusaram horários completos", o que, segundo Joana Mortágua, deve-se "ao problema de remuneração destes professores precários e à incapacidade de pagar despesas de habitação e de transporte". Como tal, o Bloco questionou se o Governo vai aceitar a sua proposta que assenta "numa compensação de despesas quando se é colocado muito longe de casa", apontando esta como "medida essencial para tratar a falta de professores".

De recordar que, na generalidade, a proposta de Orçamento apresentada pelo Governo contou com os votos contra de toda a oposição exceto os partidos PAN e Livre, que se abstiveram.

Leia Também: Obras no IC19 e Eixo Norte/Sul em Lisboa podem condicionar trânsito

Recomendados para si

;
Campo obrigatório