Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Entradas, saídas e mexidas. Quem é quem no novo Governo de António Costa?

Veja, na galeria, quem são os 17 ministros que compõem o novo Governo.

Notícias ao Minuto

10:00 - 24/03/22 por Ema Gil Pires

País Governo

Um Governo paritário e que é, pela primeira vez na história da Democracia, composto por mais ministras do que ministros. Estas são algumas das principais características do novo Executivo de António Costa, anunciado na quarta-feira e que tomará posse já no próximo dia 30 de março.

A lista, já publicada na página da Presidência da República, apresenta uma redução no que toca ao número de ministros (17) e, também, de secretários de Estado (38). O número de governantes decresce, assim, em 20%, face à anterior legislatura.

"O Presidente da República deu o seu assentimento à proposta, que será oportunamente complementada com os Secretários de Estado", lê-se numa nota publicada no site da Presidência.

Quem é quem no novo Governo de António Costa?

São nove as mulheres que fazem parte deste novo Executivo, algumas delas 'caras novas'. Pela primeira vez na história, o país passa a contar com uma Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras - posição que, até agora, tem sido sempre ocupada por homens.

Catarina Sarmento e Castro, com a pasta da Justiça, e Elvira Fortunato, encarregue da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, também fazem parte do leque de governantes escolhido por António Costa.

O nome de Pedro Adão e Silva, o próximo ministro da Cultura, foi também uma das grandes surpresas da noite de noite - que, tal como José Luís Carneiro (Administração Interna), António Costa e Silva (Economia e Mar) e Fernando Medina (Finanças), assume, pela primeira vez, o cargo de ministro.

Aquele que será o primeiro-ministro classifica como sendo "uma verdadeira task-force para o crescimento e recuperação" do país conta ainda com nomes de grande peso político. É o caso de Mariana Vieira da Silva, que assume-se como Ministra da Presidência, acumulando as funções de coordenação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e a responsabilidade pela Administração Pública.

Por sua vez, Pedro Nuno Santos mantém-se como responsável pelo Ministério das Infraestruturas e Habitação, ao passo que João Gomes Cravinho passa, agora, a deter a pasta dos Negócios Estrangeiros do país.

Para o Executivo entra Ana Catarina Mendes, até ao momento líder parlamentar da bancada socialista. Será Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares. Outra das novidades é João Costa, antigo secretário de Estado da Educação, que passa a ministro, substituindo Tiago Brandão Rodrigues. Duarte Cordeiro 'toma' o lugar de João Pedro Matos Fernandes na pasta do Ambiente e Ação Climática

De resto, há ainda mais quatro ministras que se mantêm do anterior Governo: Ana Mendes Godinho (Trabalho, Solidariedade e Segurança Social), Marta Temido (Saúde), Ana Abrunhosa (Coesão Territorial) e Maria do Céu Antunes (Agricultura e Alimentação)

As pastas da Digitalização e da Modernização Administrativa, bem como a dos Assuntos Europeus, passará agora a estar a cargo do primeiro-ministro, António Costa.

Conheça, na galeria acima, quem são os 17 ministros que compõem o novo Governo.

Leia Também: Este é o primeiro Governo com mais ministras do que ministros

Recomendados para si

;
Campo obrigatório