Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Remodelações no executivo do Porto "não põem em causa" acordo com PSD

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, afirmou hoje que apesar do movimento independente ficar com "maioria" devido às remodelações no executivo, as mesmas "não põem em causa" o acordo de governação estabelecido com o PSD.

Remodelações no executivo do Porto "não põem em causa" acordo com PSD
Notícias ao Minuto

13:54 - 09/02/22 por Lusa

Política Rui Moreira

"A notícia mais importante é que o Porto volta a ter um o executivo municipal com uma maioria", afirmou o autarca independente.

A Câmara do Porto confirmou hoje que a vereadora com o pelouro dos Transportes, Cristina Pimentel, vai suspender o mandato para se candidatar à presidência do conselho de administração da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP).

O lugar da vereadora no executivo será ocupado pelo antigo vereador da Habitação, Fernando Paulo, que não foi eleito nas últimas eleições autarquias.

Ao mesmo tempo, será atribuído um pelouro à antiga vereadora socialista, Catarina Santos Cunha, que em novembro, assumiu o estatuto de independente no executivo.

Em declarações aos jornalistas, Rui Moreira assegurou que as remodelações previstas para o executivo "não põem em causa" o acordo de governação estabelecido com o PSD, acordo esse que considerou que "tem corrido muito bem".

"O acordo tem a ver com determinadas garantias que nós demos ao PSD em função de exigências que nos foram colocadas com base no que era o seu programa eleitoral que temos cumprido, essa matéria não está em risco nem será posta em causa", assegurou.

Aos jornalistas, o autarca rejeitou a existência de "mau estar" dentro do executivo e afirmou que a distribuição dos pelouros será anunciada "em breve", uma vez que está dependente da nomeação de Cristina Pimentel na presidência da STCP.

Questionado pelos jornalistas sobre a atribuição de um pelouro à ex-vereadora socialista e não a um dos vereadores do PSD, com quem o movimento tem estabelecido um acordo, o independente afirmou que o partido "sempre afirmou que era oposição e continua a afirmar que é oposição".

"Uma coisa é termos um acordo de incidência parlamentar que foi celebrado com o PSD que nós iremos cumprir e sabemos que eles também. Outra coisa é ter uma oposição dentro da vereação", referiu.

O autarca disse ainda não ver "nenhuma razão" para o PSD ponderar sobre o acordo de governação, salientando que o movimento independente cumprirá "escrupulosamente o acordo".

A indicação de Cristina Pimentel como presidente do conselho de administração da STCP deverá ser submetida a apreciação do executivo na próxima reunião, agendada para 21 de fevereiro.

"Sendo aprovado no executivo, será depois uma assembleia geral ou deliberação dos seis municípios no sentido de criar um novo conselho de administração na STCP que terá Cristina Pimentel como presidente e manteremos, com certeza, Isabel Botelho Moniz [vogal do conselho de administração] e julgo que será vontade dos outros municípios manter Rui Saraiva [vogal do conselho de administração]", acrescentou o autarca.

Também presente na conferência de imprensa, Cristina Pimentel afirmou que a decisão de suspender o mandato e se candidatar à presidência da STCP "decorre da naturalidade com que o processo de intermunicipalização ocorreu".

"Todo este é um processo natural, decorre do próprio processo de intermunicipalização, sempre esteve no horizonte a criação e dotação da STCP mais meios e mais estratégia", disse.

O jornal Público avançou hoje que ao fim de quatro meses, o presidente da autarquia, Rui Moreira, "decidiu mexer no executivo", estando em curso uma remodelação na Câmara do Porto. 

Leia Também: Autarquia confirma saída de Cristina Pimentel e entrada de Fernando Paulo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório