Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Bloco quer reforçar respostas integradas à violência doméstica

 A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) defendeu hoje um reforço de respostas integradas para casos de violência doméstica, que articulem as forças de segurança e as respostas sociais, afirmando que os estímulos devem partir do Estado.

Bloco quer reforçar respostas integradas à violência doméstica
Notícias ao Minuto

19:39 - 12/01/22 por Lusa

Política Legislativas

"O problema da violência doméstica é um problema complexo e para uma vítima conseguir sair da situação de violência precisa de soluções várias", sublinhou Catarina Martins.

A líder do BE esteve hoje no Espaço Júlia - RIAV (Resposta Integrada de Apoio à Vítima), em Lisboa, onde é prestado um atendimento permanente especializado feito por técnicos de apoio à vítima e agentes da PSP.

No final da visita, Catarina Martins elegeu aquele espaço como um exemplo a seguir por assegurar uma resposta integrada e articulada às vítimas e afirmou que, acima de tudo, são necessárias mais organizações assim.

"Temos uma legislação que protege, que tenta combater a violência doméstica. Depois, no terreno muitas vezes as vítimas não têm toda a resposta de que precisam", diagnosticou, considerando que o problema não pode ser tratado apenas do ponto de vista policial.

"Sem prejuízo de podermos aperfeiçoar ainda a lei, Portugal precisa para responder às vitimas de muito mais articulação entre as respostas policiais e as respostas de apoio social e de emprego. O Espaço Júlia é o tipo de exemplo que precisamos de alargar ao país", acrescentou ainda.

Para Catarina Martins, o estímulo para o reforço dessas respostas deve partir do Estado, sem estar dependente da capacidade das autarquias e das esquadras locais.

"É preciso uma decisão com dotação orçamental, com meios para criar respostas destas, integradas, que juntem as forças de segurança com os técnicos sociais", defendeu a coordenadora do BE, referindo também a continuação da formação dos agentes da PSP e da GNR.

Leia Também: Catarina Martins insiste em acordo escrito para entendimento à esquerda

Recomendados para si

;
Campo obrigatório