Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Liberal cubano agradece ao partido por condenar "repressão em Cuba"

Um membro da Iniciativa Liberal (IL), o cubano Alberto Pérez, agradeceu hoje ao presidente do partido por condenar a "repressão contra o povo de Cuba", numa intervenção que terminou com um abraço a João Cotrim Figueiredo e uma ovação.

Liberal cubano agradece ao partido por condenar "repressão em Cuba"
Notícias ao Minuto

00:01 - 12/12/21 por Lusa

Política Iniciativa Liberal

No período de debate da moção de estratégia global e dos textos setoriais, já pela noite dentro, no Centro de Congressos de Lisboa, Alberto Pérez subiu ao púlpito da VI Convenção Nacional da IL para deixar alguns alertas e agradecimentos, numa intervenção na sua língua-mãe.

"Quero agradecer à Iniciativa Liberal, na pessoa do presidente João Cotrim Figueiredo, por condenar veementemente a repressão contra o povo pela ditadura militar fascista da esquerda de Cuba", declarou.

Na opinião do membro da IL, "a comunidade cubana em Portugal sofre as consequências de um Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), agora extinto [a extinção foi adiada para maio de 2022], mas com um histórico de ineficiência, abusivo e excessivo"

"Portugal precisa de imigrantes qualificados e trata-os como pessoas de segunda classe, sem dignidade", lamentou.

Alberto Pérez disse ainda que a comunidade cubana em Portugal "entregou um pedido de ajuda ao senhor Presidente da República [Marcelo Rebelo de Sousa]", a lista dos presos políticos ao Ministério dos Negócios Estrangeiros e pediu uma audiência ao ministro Augusto Santos Silva, há mais de quatro meses, lamentando não ter obtido ainda qualquer resposta.

A intervenção terminou com uma ovação de pé dos membros presentes na sala e com um abraço emotivo entre João Cotrim Figueiredo e Alberto Pérez, que cumprimentou ainda outros membros da direção no palco.

A VI Convenção Nacional da Iniciativa Liberal (IL) arrancou hoje em Lisboa para reeleger o seu deputado único, João Cotrim Figueiredo, como presidente uma vez que se apresenta com lista única.

Leia Também: Iniciativa Liberal reúne Conselho Nacional para aprovar listas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório