A tomada de posse dos órgãos municipais de Sintra para 2021-2025 - saídos das eleições autárquicas do passado dia 26 de setembro -, tomaram posse esta terça-feira. A ocasião ficou marcada pelo facto de Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal reeleito, ter recusado cumprimentar Ricardo Batista Leite, candidato pelo PSD.
Foi o próprio Batista Leite quem partilhou as imagens captadas no Centro Cultural Olga Cadaval nas redes sociais, frisando que "Sintra merece mais."
"O presidente eleito Basílio Horta recusou-se a cumprimentar o candidato do segundo partido mais votado. As pessoas de Sintra só perdem com estas birras pessoais. Da minha parte, continuarei a defender Sintra e não nos deixaremos intimidar com faltas de educação", afiançou o social-democrata.
No vídeo - que pode ver na galeria acima - Ricardo Batista Leite aproxima-se de Basílio Horta e estica-lhe a mão para o cumprimentar. Em seguida, o socialista abana a cabeça 'dizendo' não.
Ao Polígrafo, da SIC, o presidente da Câmara Municipal de Sintra confirmou que recusou apertar a mão ao seu adversário: "Nunca na minha vida política deixei de apertar a mão a um adversário, é a primeira vez que o faço. O vereador passou a campanha a chamar-me cobarde ou a referir que sou politicamente cobarde".
Assim, Basílio Horta considerou ainda que seria "hipócrita" se tivesse optado por aceitar o cumprimento de Ricardo Batista Leite.
Leia Também: Basílio Horta desvaloriza perda de maioria absoluta em Sintra