Meteorologia

  • 18 OUTUBRO 2021
Tempo
25º
MIN 16º MÁX 28º

Edição

Portugueses 'chamados' às urnas em 308 municípios. Em Lisboa foi assim...

Mais de 9,3 milhões de eleitores (9.323.688 cidadãos inscritos) foram este domingo chamados a votar nas eleições autárquicas, segundo os dados do recenseamento disponibilizados pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (MAI).

Portugueses 'chamados' às urnas em 308 municípios. Em Lisboa foi assim... - Mais de 9,3 milhões de eleitores (9.323.688 cidadãos inscritos) foram este domingo chamados a votar nas eleições autárquicas, segundo os dados do recenseamento disponibilizados pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (MAI).

São, na prática, três eleições em simultâneo. A cada eleitor foi distribuído um boletim para eleger o presidente da Câmara do município onde está recenseado, outro para votar no presidente da Assembleia da Assembleia Municipal e um terceiro para eleger o executivo da sua Junta de Freguesia.

Os portugueses foram, este domingo, 'chamados' às urnas para eleger os presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal dos 308 municípios do país e os 3.091 presidentes e executivos das Juntas de Freguesia (na ilha do Corvo, nos Açores, o concelho com menos eleitores, o executivo municipal desempenha também as competências atribuídas à freguesia).

Porém, pelas 16 horas, a taxa de afluência às urnas era de 42,34%, a taxa mais baixa registada em eleições autárquicas, até a esta hora. Em declarações à RTP, o porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE) assinalou que, há quatro anos, a esta hora, a taxa de afluência era de 44,4%.

Veja, na galeria acima, como decorreram as votações em Lisboa

Leia Também: Autárquicas AO MINUTO: Apelos à parte, afluência é mais baixa de sempre

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório