Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

PAN tem em comum com Marcelo preocupações sobre Orçamento e Amazónia

O PAN afirmou hoje ter em comum com o Presidente da República preocupações com a elaboração de um Orçamento do Estado para 2022 de "recuperação socioeconómica" e com a preservação da floresta da Amazónia.

PAN tem em comum com Marcelo preocupações sobre Orçamento e Amazónia
Notícias ao Minuto

22:49 - 26/07/21 por Lusa

Política Inês Sousa Real

Estas posições foram transmitidas aos jornalistas pela deputada e porta-voz do PAN (Pessoas-Animais-Natureza), Inês Sousa Real, no Palácio de Belém, em Lisboa, à saída de uma audiência com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

"A respeito do Orçamento do Estado, é com agrado que verificamos que existe uma preocupação comum de termos um Orçamento que possa lançar as bases para uma recuperação socioeconómica para o país com uma visão de médio e longo prazo", declarou Inês Sousa Real.

Por outro lado, a porta-voz do PAN relatou ter aproveitado esta audiência para manifestar ao chefe de Estado "preocupação com a floresta amazónica e a sua preservação", assinalando que Marcelo Rebelo de Sousa "vai em breve viajar para o Brasil", para a reinauguração do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, e "vai estar com o Presidente Bolsonaro", em Brasília.

"E foi mais uma vez com agrado que houve, de facto, aqui uma partilha de preocupação com aquele que é o pulmão global", acrescentou.

Inês Sousa Real argumentou que se deve "pensar o meio ambiente e a proteção ambiental como um todo", e não "unicamente ao nível nacional", e defendeu que é preciso "uma reversão de paradigma" que ponha fim à desflorestação e à utilização dos solos para a "pecuária intensiva".

O Presidente da República iniciou hoje uma ronda de audiências aos nove partidos com assento parlamentar, que irá ouvir até quarta-feira.

Relativamente à covid-19, a porta-voz do PAN disse querer ouvir primeiro os especialistas, antes de se pronunciar sobre as medidas a adotar, mas considerou que "tem de haver aqui um gradualismo" e "uma mensagem coerente", além de um "reforço dos meios de saúde pública" e "a progressividade das moratórias e apoios sociais, que não podem desaparecer de um dia para o outro".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório