Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

IL junta-se a PSD e CDS no apoio a João Almeida em S. João da Madeira

A candidatura 'A Melhor Cidade do País' de João Almeida à Câmara de São João da Madeira conta agora com o apoio do Iniciativa Liberal (IL).

IL junta-se a PSD e CDS no apoio a João Almeida em S. João da Madeira
Notícias ao Minuto

11:21 - 19/07/21 por Notícias ao Minuto

Política Autárquicas

Após aprovação em Conselho Nacional do partido, os liberais anunciam que fazem agora parte da coligação PSD/CDS em São João da Madeira que se apresenta como "alternativa ao atual executivo, numa candidatura mais abrangente". 

“É com grande satisfação que recebo o apoio da Iniciativa Liberal. A decisão alarga a base de apoio da coligação e confirma o percurso que estamos a fazer, mobiliza cada vez mais gente e alarga o espectro político, partidário e ideológico da candidatura”, diz João Pinho de Almeida, candidato à Câmara Municipal.

O ex-deputado João Almeida, que em 2020 disputou a liderança nacional do CDS-PP, vai este ano concorrer à presidência da Câmara Municipal de São João da Madeira.

A candidatura surge depois de já nas eleições autárquicas de 2013 e 2017 ter integrado as listas da mesma coligação PSD/CDS nessa autarquia do distrito de Aveiro.

Licenciado em Direito e mestre em Economia e Políticas Públicas, João Almeida foi, entre 2005 e 2007, adjunto da vereadora Maria José Nogueira Pinto na Câmara Municipal de Lisboa, trabalhando sobretudo a pasta da Habitação Social, e de 2007 a 2009 foi secretário-geral do CDS-PP.

No período de 2011 a 2015 foi depois secretário de Estado da Administração Interna, no Governo de Pedro Passos Coelho e Paulo Portas.

Eleito pela primeira vez para a Assembleia da República em 2002, tomou assento no parlamento em diferentes períodos de quatro legislaturas sucessivas, mas destacou-se particularmente como candidato pelo distrito de Aveiro em dois momentos: nas eleições de 2015, quando PSD e CDS-PP obtiveram uma vitória histórica graças à coligação PàF, e nas de 2019, quando liderou a lista autónoma dos populares e assim ajudou à eleição de cinco deputados do partido.

Na Assembleia da República integrou várias comissões de trabalho ao longo dos anos nas áreas de orçamento e finanças; assuntos económicos, inovação e energia; ambiente, ordenamento do território e poder local; educação, ciência e cultura; trabalho e assuntos sociais e comissão de ética. O negócio entre as empresas PT e TVI; o banco BPN; contratos SWAP; a tragédia de Camarate; o acompanhamento do campeonato desportivo Euro 2004; e a empresa Benfica, SAD foram também temas a que se dedicou no parlamento.

Já no que se refere a São João da Madeira, foi deputado na Assembleia Municipal de 2005 a 2009 e membro do conselho-geral e de supervisão da empresa municipal "Águas de São João", presidindo atualmente ao conselho fiscal da Associação Desportiva Sanjoanense.

Em 2014 foi ainda apontado pelo "think tank" belga "Friends of Europe" como um dos "40under40 European Young Leaders", que distinguia, entre jovens com menos de 40 anos, os 40 líderes mais promissores de toda a Europa.

Leia Também: Estado da Nação. IL defende "renovação do ciclo político"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório