Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

"Responda às perguntas", pede Parlamento ao Ministério do Ambiente

A Assembleia da República aprovou hoje uma resolução do PSD que recomenda ao Ministério do Ambiente que "responda às perguntas dos deputados", acusando este organismo de "incumprimento sistemático deste dever".

"Responda às perguntas", pede Parlamento ao Ministério do Ambiente
Notícias ao Minuto

19:47 - 15/04/21 por Lusa

Política Ministério do Ambiente

O texto, sem força de lei, mereceu inicialmente o voto contra do PS, que depois o corrigiu para abstenção, e votos favoráveis das restantes bancadas e deputados.

Na fundamentação do diploma, o PSD refere que, durante a primeira sessão legislativa, o Ministério do Ambiente e Ação Climática "foi o pior ministério do governo na resposta às perguntas submetidas pelos deputados, incumprindo sistematicamente os seus deveres democráticos previstos na lei".

"O Ministério do Ambiente deixou por responder 340 perguntas de deputados (em 578) ou seja, não respondeu a 59% do total de perguntas que lhe foram dirigidas. Esta é uma performance inaceitável, que reflete a forma tantas vezes criticada de como são exercidas as funções governativas pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática. A reiterada ausência de respostas penaliza o escrutínio democrático à atividade governativa e desrespeita a Assembleia da República", consideram.

A recomendação hoje aprovado insta este Ministério a responder às perguntas em atraso e a fazê-lo no prazo regimental de 30 dias.

Rejeitadas foram resoluções de BE e PCP que pedem a remunicipalização dos serviços prestados pelas Águas do Minho, com o voto contra do PS, abstenção do PSD, do CDS-PP, do PAN, do Chega e da IL.

No entanto, estas votações geraram uma 'quebra' da disciplina de voto por parte do deputado do PSD e candidato do partido à Câmara Municipal de Viana do Castelo, Eduardo Teixeira, que votou a favor (autorizada pela direção da bancada, segundo o próprio), tal como o deputado socialista eleito pelo mesmo círculo José Manuel Carpinteira. As deputadas socialistas Anabela Rodrigues e Sílvia Torres, igualmente eleitas por Viana, também não seguiram o voto contra da bancada e abstiveram-se.

Leia Também: Parlamento aprova decreto para agilizar contratação pública após veto

Recomendados para si

;
Campo obrigatório