Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

PSD lança 'manual': "Como fugir de impostos, patrocinado por Costa e EDP"

O maior partido da oposição acusa o Governo de estar ao lado dos 'lobbies' no negócio da venda das barragens da EDP. Em causa está a falta de pagamento de impostos.

PSD lança 'manual': "Como fugir de impostos, patrocinado por Costa e EDP"
Notícias ao Minuto

18:33 - 05/04/21 por Notícias ao Minuto

Política PSD

O PSD voltou a apontar o dedo ao Governo sobre a venda das barragens de Trás-os-Montes, por parte da EDP, a um consórcio liderado pela Engie. Para o partido 'laranja', o negócio pode ter sido articulado "desde o início e ao mais alto nível entre o Governo e a EDP" para que a empresa não pagasse impostos.

Esta segunda-feira, as críticas foram materializadas num 'manual' divulgado, numa publicação no Facebook, na qual o PSD explica, com humor, a sua tese. 

O manual - intitulado "'Como fugir a 110 milhões de impostos', patrocinado por António Costa e EDP" - é divido nas seguintes seis lições: 

  • Lição número 1: "Pedes aos amigos do Governo para alterarem a lei conforme te der mais jeito"; 
  • Lição número 2: "Crias uma nova empresa para gerir os ativos que queres vender", fazendo referência à criação da Camirengia, por parte da EDP.
  • Lição número 3: "Pedes a quem quer comprar, que crie uma nova empresa dentro do mesmo grupo", ou seja, a criação da Águas Profundas pela Engie.
  • Lição número 4: "Em vez de venderes diretamente os ativos, vendes as ações da empresa que gere os ativos à nova empresa criada para a compra", referindo que a Águas Profundas compra as ações de Camirengia.
  • Lição número 5: "Com a alteração da lei que os teus amigos do Governo fizeram pudeste concluir o negócio sem pagar impostos"; 
  • Lição número 6 (uma lição "extra"): "Caso sejas apanhado, pede aos teus amigos do Governo que ignorem os pareceres negativos dos especialistas e que te defendam". 

"Para António Costa, nada é da competência deste Governo. Mas na venda das barragens da EDP era da sua competência: não alterar uma lei que permitisse uma borla fiscal; não ignorar um parecer técnico negativo da Agência Portuguesa do Ambiente; não deixar fugir 110 milhões de euros em impostos", acusa ainda o PSD, na referida partilha.

Leia Também: PSD "desconfia" que Governo e EDP articularam negócio das barragens

Recomendados para si

;
Campo obrigatório