Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Vacinas: Processo de negociação com farmacêuticas tem sido "um fiasco"

Francisco Louçã defendeu que "não é aceitável que os países mais pobres só daqui a um ano, dois ou três, venham a ser vacinados".

Vacinas: Processo de negociação com farmacêuticas tem sido "um fiasco"
Notícias ao Minuto

23:18 - 19/02/21 por Melissa Lopes

Política Louçã

"Um fiasco". Foi desta forma que Francisco Louçã apelidou o processo de negociação da União Europeia com as farmacêuticas que produzem a vacina contra a Covid-19.

Defendendo que a estratégia tem que passar pelo aumento da capacidade de vacinação e pela disponibilização da informação técnica para que outros laboratórios produzam também a vacina, Louçã considerou que a UE "tem falhado" neste ponto.

"Apesar das boas promessas inicias, estamos neste momento perante um fiasco neste processo de negociação com as farmacêuticas, e isso está a prejudicar o ritmo das vacinações como se vê em Portugal e noutros países", afirmou o ex-dirigente bloquista.

Louçã entende que "não é aceitável que os países mais pobres só daqui a um ano, dois ou três, venham a ser vacinados", o que é "inviável" para todos, uma vez que a pandemia só se combate à escala planetária.

O comentador alertou, neste sentido, para o preocupante nacionalismo de vacinas, dando exemplos concretos:

"O Canadá, o Japão e a Austrália têm 1% dos casos do mundo inteiro, no entanto, têm muito mais vacinas reservadas do que toda a América Latina e todo o Caribe. O Canadá, que sozinho tem 38 milhões de habitantes, já reservou vacinas para cinco vezes a sua população. Mas a Nigéria, que tem 200 milhões, não tem uma única vacina".

O economista criticou também a "obscuridade" dos contratos com as grandes farmacêuticas, lamentando que a Comissão Europeia tenha disponibilizado os documentos com toda a informação que é essencial "bloqueada". "Isto é uma fraude. Os contratos devem ser conhecidos. A Comissão Europeia que prometeu transparência bloqueia a informação", acusou.

De sublinhar que o atraso nas entregas de vacinas está a atrasar a vacinação em Portugal, o que levou a task force a "adaptar" o plano à "realidade". Ou seja, neste momento, a vacinação das forças de segurança e bombeiros vai deixar de liderar as prioridades devido à escassez de vacinas, sendo reforçada a administração a pessoas com 80 ou mais anos e entre os 50 e os 79 anos com doenças crónicas, conforme noticiou hoje o Expresso.

Em comunicado, o grupo de trabalho responsável pela campanha de vacinação assegurou que "não existe qualquer alteração ao estabelecido no plano em vigor", mantendo-se as prioridades.

Tendo em conta as atuais limitações conhecidas na disponibilidade global de vacinas, "a administração das mesmas a estes dois grupos tem sido efetuada à razão de 90% das vacinas disponíveis para cidadãos do primeiro grupo ("salvar vidas") e 10% para o segundo grupo ("resiliência do Estado em período de pandemia")", explicou a task force.

Leia Também: AO MINUTO: Plano de vacinação adaptado; Mais de cem mil euros em multa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório