Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Crise? "Vamos ter uma recuperação mais acelerada do que se pensa"

Francisco Assis não prevê uma crise política por razões económico sociais no final da legislatura. Sobre o PS, o presidente do Conselho Económico e Social disse não reconhecer uma divisão no partido e apelou a que os socialistas não fechem a porta de diálogo com o PSD.

Crise? "Vamos ter uma recuperação mais acelerada do que se pensa"
Notícias ao Minuto

22:54 - 15/02/21 por Mafalda Tello Silva

Política Francisco Assis

Francisco Assis, antigo líder parlamentar do PS e atual presidente do Conselho Económico e Social (CES), esclareceu, esta segunda-feira, que não considera que Portugal vá sofrer uma crise política por motivos económico sociais, no próximo outono.

O esclarecimento surge após Francisco Assis ter admitido a possibilidade de uma crise politica no final desta legislatura, em entrevista ao jornal Público e à Renascença, na semana passada.

"A resposta que dei foi que por motivos económico sociais não vamos ser confrontados com uma crise.A vacina mudou isto tudo e se tudo correr bem a partir do outono vamos recuperar. Esta crise económica é de natureza diferente [da de 2011], vamos ter problemas, mas também acho que vamos ter uma recuperação mais acelerada do que se pensa", referiu, em entrevista a Miguel Sousa Tavares, na TVI, acrescentando que, contudo, como disse, não excluiu a hipótese de uma crise por "razões políticas".

PS divido? "Não tem qualquer sentido"

Questionado sobre se concorda com o eurodeputado socialista Pedro Marques - que defendeu que o PS encontra-se divido em três correntes, designadamente, uma centrista, outra moderada e uma terceira radicalizada à esquerda -, Francisco Assis disse não se rever nessa tese.

"Não reconheço essa divisão, que é até um pouco soviética porque nos velhos partidos comunistas havia sempre um centro e depois os desvios, um direitista e outro esquerdista. Acho que não tem qualquer sentido, com todo o respeito pelo meu camarada de partido Pedro Marques", afirmou.

Também sobre o PS, o ex-eurodeputado defendeu ainda que os socialistas não devem excluir o diálogo com o partido à sua direita, ainda que mantenham o diálogo com os partidos da antiga geringonça.

"O PS em nenhuma circunstância deveria excluir o diálogo com o PSD. Isto não significa que não mantenha o diálogo com o BE e com o PCP", referiu.

"Temos que romper com a excessiva polarização do debate político na Europa e também em Portugal"

Ainda sobre a importância do estabelecimento de diálogos em nome da democracia, o ex-líder parlamentar sublinhou que "a esquerda democrática e a direita democrática têm a obrigação de combater os respetivos populismos extremistas", que têm vindo a crescer por toda a Europa e em Portugal.

"Os melhores tempos na Europa foram quando existiu um confronto claro entre uma esquerda moderada, socialista democrata e uma direita moderada, liberal, conservadora, democrata-cristã. Isso foi essencial", defendeu.

"Temos que romper com a excessiva polarização do debate político na Europa e também em Portugal", denotou, considerando que esta polarização "foi uma das piores coisas dos últimos anos em Portugal", que contou tanto com uma radicalização à esquerda como à direita.

Leia Também: "Estado de Emergência valeu a pena, não havia forma de travar o desastre"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório